Se discurso de Lula continuar, juros não devem recuar em 2023, diz especialista

Roberto Dumas afirmou acreditar que, ao contrário do que prevê a maioria do mercado, taxa de juros não deverá recuar em 2023 diante do discurso adotado pelo presidente eleito

O estrategista-chefe do Banco Voiter e professor do Insper, Roberto Dumas, afirmou acreditar que a taxa de juros não deverá recuar em 2023 se o discurso adotado pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), continuar.

“Você vê o relatório Focus, percebe que muitos analistas ainda estão estimando que a taxa de juros do ano que vem vai cair. Isso já está defasado. Se esse discurso continuar, provavelmente a taxa Selic não cai em junho. Quiçá, pode até aumentar em junho, porque há o risco fiscal”, disse Dumas.

Segundo ele, o Banco Central deve considerar o risco fiscal na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), prevista para o início de dezembro.

“Não acho que vai ter uma subida de juros [na próxima reunião do Copom], mas eu tenho quase que plena consciência que o [Roberto] Campos Neto vai falar: ‘vamos nos preocupar com o risco fiscal’, porque é um limitador da queda da taxa de juros e é aí que você cria renda, não só com benesses fiscais, arrebentando qualquer tipo de retidão fiscal”, avaliou o estrategista-chefe do Banco Voiter.

*Publicado por Daniel Reis

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte cnnbrasil
você pode gostar também
×