Usina Nuclear Angra 2 ficará desligada por 48 dias para troca de combustível

Serão realizadas manutenções, testes e inspeções periódicas exigidos por especificações técnicas

A Usina Nuclear Angra 2 iniciou uma parada de reabastecimento na madrugada de hoje e vai ficar desligada por cerca de 48 dias. De acordo com a Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, além da troca de combustível, serão realizadas manutenções, testes e inspeções periódicas exigidos por especificações técnicas.

De acordo com o superintendente de Angra 2, Fabiano Portugal, a empresa decidiu reduzir ao mínimo necessário o número de atividades em função da pandemia do novo coronavírus.

Desse modo, serão realizadas 2.780 atividades, o correspondente a cerca de 60% das tarefas executadas nas paradas antes da pandemia.

Foi reduzida também a contratação de pessoal. Foram contratados 770 profissionais brasileiros e 70 estrangeiros, volume inferior em 30% ao praticado numa parada normal.

Portugal afirmou que a prioridade é fazer a parada seguindo os melhores padrões de segurança da indústria nuclear, sem colocar em risco a saúde dos trabalhadores. “Cumpriremos todas as medidas de mitigação à covid-19, que serão controladas e fiscalizadas em campo, com equipes dedicadas a essa tarefa”, ressaltou.

Além da descarga e recarga do núcleo do reator, serão realizados testes e substituição de molas dos internos do vaso de pressão do reator; testes variados nos geradores de vapor; inspeção visual nos elementos combustíveis após o descarregamento do núcleo; testes de proteção no sistema de limitação do reator; e testes e manutenção preventiva nos transformadores de potência, entre outras atividades.

 

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte band
você pode gostar também
×