Tocantins contará com efetivo de 4,5 mil agentes de segurança durante as eleições

Cerca de 10 instituições atuam em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional do TRE-TO

Visando assegurar a normalidade e a tranquilidade das eleições, o Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) vem trabalhando uma agenda de atuação em parceria com cerca de 10 instituições públicas de segurança. Nesta segunda-feira, 26, uma reunião de alinhamento foi realizada com os representantes das forças de segurança do Estado para tratar das ações que serão desenvolvidas por aproximadamente 4,5 mil pessoas que compõem o efetivo que vai atuar em parceria com a Justiça Eleitoral durante as Eleições Gerais de 2022.

 

“Temos um histórico de eleições pacíficas no Tocantins e a nossa expectativa é que continue ocorrendo eleições com paz e harmonia; nossos mesários estão orientados a agirem com a máxima delicadeza e educação para que o eleitor não sinta-se intimidado no seu direito de ir votar e que possa retornar em paz e tranquilidade. Esse objetivo é um princípio eleitoral tradicional da nossa doutrina eleitoral e constitucional”, destacou o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.

 

Fazem parte do GSI representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Tocantins, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Secretaria de Segurança Pública Estado do Tocantins e Secretaria da Cidadania e Justiça do Estado do Tocantins.

 

“Nossa preocupação em chamar as forças de segurança é para, juntamente conosco, prestar serviço relevante aos eleitores; para que tenhamos eleições limpas e seguras, e contamos com a colaboração de sempre das forças de segurança para que o TRE possa prestar aos eleitores tudo aquilo que for necessário para que livres possam exercer o direito de voto”, frisou o Juiz José Maria Lima, Presidente do GSI.

 

Cooperação

 

Ainda neste mês de setembro, um Termo de Cooperação será assinado entre o TRE-TO e as forças de segurança. O documento oficializa uma parceria entre as instituições como mecanismo de prevenção e de enfrentamento a atos de violência político-partidária que possam colocar em risco a normalidade do processo eleitoral.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte t1noticias
você pode gostar também
×