Governadores buscam fechar lista de reivindicações a Lula

Presidente reunirá representantes dos Estados na 6ª feira (27.jan) para recolher demandas

Os governadores dos Estados buscam fechar na tarde desta 5ª feira (26.jan.2023) a pauta de reivindicações para apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eles irão se reunir com o petista no Planalto na 6ª feira (27.jan).

A maior parte das conversas preliminares dos líderes estaduais é na reunião do Fórum de Governadores, que está sendo realizada em Brasília. Além das demandas específicas de cada Estado, também devem surgir demandas regionais mais amplas.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse a jornalistas antes de uma reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), no Palácio do Planalto, que haverá uma pauta que inclua todo o Nordeste.

“Tem possibilidade de ser infraestrutura de transmissão para energia elétrica, produção de energia eólica, solar, a rede de transmissão. Água, transposição do rio São Francisco e cisternas, adução. E um 3º ponto que pode ser internet, vamos discutir agora de tarde”, afirmou Jerônimo.

As demandas específicas da Bahia, segundo ele, serão uma ponte entre Salvador e a ilha de Itaparica, a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e a duplicação da estrada entre Ilhéus e Itabuna.

A reunião deve ser realizada às 9h30 de 6ª (27.jan) no Palácio do Planalto. Os 27 governadores são aguardados.

Diversos ministros participarão. Devem comparecer, por exemplo, Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Márcio Macêdo (Secretaria Geral), Fernando Haddad (Fazenda) e Nísia Trindade (Saúde).

Ao longo desta 5ª (26.jan) houve reuniões no Palácio do Planalto entre ministros (com e sem Lula) para alinhar os discursos para o encontro com os governadores.

O presidente da República vinha prometendo desde a campanha eleitoral de 2022 que, se eleito, reuniria os líderes estaduais no começo do mandato para receber demandas e destravar obras.

Essa, porém, não será a 1ª vez no novo governo que Lula reúne governadores. No dia seguinte aos ataques do 8 de Janeiro, os chefes dos governos estaduais se reuniram em Brasília em ato de desagravo aos Poderes.

O encontro começou no Palácio do Planalto. No fim, os presentes desceram a rampa do palácio e foram a pé até o Supremo Tribunal Federal, cujo prédio também havia sido invadido e depredado.

As sedes do governo federal e do Judiciário são separadas pela Praça dos Três Poderes. A caminhada é de cerca de 400 metros.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte poder360
você pode gostar também
×