À CNN, Renan Calheiros diz que desafio de Lula será maior que em 2003

Senador do MDB, partido que deve integrar base do novo governo, disse que presidente eleito terá a missão de "reconstruir a democracia e as instituições" em seu terceiro mandato

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse em entrevista à CNN nesta terça-feira (20) que o “Brasil está um escombro só” e que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva terá o “desafio enorme” de reconstrui-lo em seu terceiro mandato.

“O presidente Lula pegará nosso país desestruturado. Vamos ter uma coisa demorada que é a reconstrução da democracia, das instituições”, disse.

“Vamos ter muita dificuldade; o presidente Lula terá muita dificuldade. Não é apenas trocar o pneu com o carro andando. É trocar a turbina com o avião voando; é uma dificuldade bem maior.”

É uma situação bem diferente, de acordo com ele, do que Lula encontrou à primeira vez em que chegou à Presidência da República, em 2003. “Quando Lula substituiu Fernando Henrique Cardoso, pegou o Estado organizado, a moeda estabilizada, com políticas públicas em todos os lugares.”

Simone Tebet e Renan Filho, filho de Renan Calheiros, todos do MDB, estão entre os nomes sondados para ocupar ministérios no governo Lula.

Calheiros também garantiu que há “um consenso absolutamente tranquilo” no Senado em torno da aprovação da PEC do Estouro, e que a Casa estaria pronta para aprovar o texto ainda nesta terça-feira (20), tão logo o texto chegue da Câmara dos Deputados.

Renan Calheiros, entretanto, ressaltou que não era necessário fazer os ajustes no orçamento pleiteados pela proposta de emenda à Constituição da equipe de Lula por meio de uma alteração na Carta.

Após aprovada no Senado, a PEC da Transição, que pede verbas extras e fora do teto de gastos para bancar um Bolsa Família ampliado e outros programas sociais, aguarda agora apreciação pelos deputados. Com alterações, o texto deve voltar para votação no Senado.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte cnnbrasil
você pode gostar também
×