Liderada por jovens, “greve pelo clima” terá manifestações no Brasil e ao redor do mundo

A Greve Mundial Pelo Clima acontecerá entre os dias 20 a 27 de setembro e foi inspirada pela jovem ativista sueca Greta Thunberg: Brasil contará com atos em diferentes estados nesta sexta-feira (20 de setembro)

A partir desta sexta-feira (dia 20) até 27 de setembro, a previsão é de que milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo façam uma nova onda de protestos como parte da Greve Global Pelo Clima, com o objetivo de alertar as autoridades a tomar medidas imediatas contra o aquecimento global e a degradação do meio ambiente.

Aqui no Brasil, a Greve Global Pelo Clima (conhecida também como Fridays For Future Brasil) ocorre em todas as regiões do país e é impulsionada pela Coalizão pelo Clima, frente da qual fazem parte 70 coletivos, organizações ambientais, movimentos sociais e centrais sindicais. Os atos estão marcados para 18 estados e dezenas de cidades ao redor do país.

Mais de 800 eventos estão marcados somente nos Estados Unidos; na Alemanha, devem acontecer 400 mobilizações. Outros países participantes da greve são Austrália, Japão, índia, Canadá e várias nações do continente africano.

Nos países da União Europeia, os protestos tomarão as ruas durante o período de eleição para o Parlamento Europeu, que ocorre da próxima quinta-feira (23) a domingo (26). A primeira manifestação global pelo clima ocorreu no dia 15 de março deste ano.

Greta Thunberg segurando uma placa de protesto escrita “Greves escolares pelo clima” (Foto: Wikipedia Commons)

Os protestos mundiais são inspirados no movimento Fridays For Future (do inglês, “sextas-feiras pelo futuro”), realizado pela jovem ativista sueca de 16 anos, Greta Thunberg, que protesta contra as mudanças climáticas uma vez por semana, quando ela falta às aulas em sua escola, em Estocolmo, para sentar em uma praça em frente ao Parlamento da Suécia. Suas palavras de ordem para pressionar os políticos a tomares medidas concretas diante da emergência climática inspirou outros jovens, que se somaram à causa de Thunberg.

As manifestações se iniciarão nas vésperas da Cúpula do Clima, que acontecerá em Nova York, no dia 23 de setembro. Ao todo, 63 países discursarão na cúpula, e haverá uma conversa direta sobre as mudanças climáticas entre os chefes de Estado.

Segundo o blog Ambiência, da Folha de S. Paulo, o Brasil está fora da lista de países que vão discursar na cúpula. Um enviado especial da secretaria-geral da ONU, Luis Alfonso de Alba, solicitou às nações que enviassem um plano para aumentar a ambição dos compromissos climáticos. “O Brasil não apresentou nenhum plano para aumentar o compromisso com o clima”, afirmou Alba.

Acabar com a queima de carvão mineral para a produção de energia elétrica é uma das mais importantes medidas para conter o aquecimento global. (Foto: Creative Commons / MonikaP)

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), os anos de 2015, 2016, 2017 e 2018 foram os anos mais quentes já registrados. De acordo com o relatório “Estado do Clima 2018”, divulgado este ano no Boletim da Sociedade Americana de Meteorologia, todos os anos desde o início do século 21 foram mais quentes do que a média entre 1981 e 2010. O Acordo Climático de Paris de 2015 prevê limitar o aquecimento global em 1,5°C até 2030.

No dia 17 de setembro, cientistas franceses que elaboram modelos de base para o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), anunciaram um pior cenário prevendo um aumento de mais de 7ºC em 2100.  No último relatório do IPCC de 2014, o pior cenário previa aumento de 4,8ºC em relação ao período pré-industrial (a partir da segunda metade do século 19).

A degradação dos solos é um reflexo das mudanças climáticas (Foto: Pixabay)

Você pode conferir os horários e os locais de onde acontecerão as manifestações no Brasil neste link. Para mais informações sobre onde ocorrem os protestos para alertar sobre mudanças climáticas ao redor do mundo, acesse o site oficial do movimento. 

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte revistagalileu
você pode gostar também
×