30 de agosto, sexta-feira

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Tempo estimado para leitura: 5 minuto(s)


Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

IBGE divulga os números do desemprego em julho. A lenta retomada da economia é ‘O Assunto’ do 5º episódio do podcast do G1 com Renata Lo Prete. Para analistas, o crescimento depende da melhora no investimento. Em meio à reforma da Previdência, aumentam os pedidos de aposentadoria. Longe das queimadas que geram mal-estar entre Bolsonaro e Macron, a ‘Amazônia francesa’ sofre com o garimpo ilegal. O filho do presidente se encontra com Trump nos EUA. E Flórida e Geórgia se preparam para chegada do furacão Dorian.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Desemprego

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,8% no trimestre encerrado em julho, atingindo 12,6 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da quarta queda seguida na comparação com o mês anterior, e representa recuo também em relação ao mesmo período de 2018, quando a taxa foi de 12,3%.

O Assunto

O Assunto hoje é: a lenta retomada da economia brasileira. Renata Lo Prete conversa com a jornalista e comentarista da TV Globo e da GloboNews Miriam Leitão, e com o economista José Roberto Mendonça de Barros sobre o último resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Ouça abaixo:

 

Mais economia

Os últimos números da economia brasileira mostram que o país tem um longo caminho para acelerar do crescimento. Um quadro mais robusto da atividade só deve se concretizar, na avaliação de analistas ouvidos pelo G1 e pela GloboNews, se o país conseguir melhorar o seu nível de investimentos.

Contas públicas

O Banco Central divulga hoje o desempenho de julho das contas do governo, estados, municípios e empresas estatais. No primeiro semestre deste ano, as contas do setor público consolidado registraram um déficit primário de R$ 5,740 bilhões.

Papo de Política

Podcast de estreia analisa as ‘guerras’ do presidente. No primeiro episódio, Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Maju Coutinho comentam as repercussões políticas sobre a crise na Amazônia e contam qual é o pano de fundo do atrito entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente francês Emmanuel Macron. Essa relação já começou estremecida muito antes das queimadas na Amazônia. Ouça abaixo:

Aposentadoria

A reforma da Previdência passou pela Câmara e agora está sendo analisada pelo Senado. O texto traz mudanças para a aposentadoriados trabalhadores. Segundo dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), o número de pedidos de aposentadoria teve um aumento de 54% de junho para julho deste ano. Saíram de 153 mil para 235,5 mil. Veja o que avaliar antes de dar entrada.

Parque Amazônico da Guiana, na Amazônia, é a maior reserva florestal da França — Foto: Guillaume Feuillet / Parc amazonien de Guyane

O maior parque nacional da França não está na Europa, e sim na Amazônia. E faz fronteira com o Brasil. O Parque Amazônico da Guiana ocupa uma área de cerca de 34 mil quilômetros quadrados – mais do que o estado de Alagoas e equivalente a quase metade do território da Guiana Francesa. Mas na “Na ‘Amazônia francesa”, o parque ocupa quase metade do território e garimpo é maior ameaça ambiental.

Eduardo Bolsonaro

O filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, viajou aos Estados Unidos para um encontro com Donald Trump. O ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) também irá participar da reunião, marcada para esta sexta-feira. Eduardo disse que deverá tratar do recente encontro de cúpula do G7 (grupo dos sete países mais ricos), da preservação da Amazônia e de relações comerciais. O presidente disse que vai indicar o filho para a embaixada do Brasil em Washington, ideia que vem sendo alvo de críticas.

Novos servidores

O secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, Paulo Uebel, ao lado do presidente Jair Bolsonaro — Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

O secretário especial de Desburocratização do Ministério da Economia, Paulo Uebel, afirmou em entrevista ao G1 que o governo Jair Bolsonaro avalia flexibilizar as regras de contratação de novos servidores públicos. Segundo ele, está em estudo, por exemplo, a contratação de celetistas e de funcionários temporários via concurso. A flexibilização deve constar da proposta reforma administrativa a ser enviada ao Congresso Nacional.

Furacão Dorian

Imagem de satélite mostra o furacão Dorian enquanto se aproximava de Porto Rico na quarta-feira (28). — Foto: Jose Romero / NOAA/RAMMB / AFP

Os moradores da Flórida e da Geórgia, nos EUA, se preparam para a chegada do furacão Dorian, prevista para segunda-feira (2). O estado de emergência foi declarado pelos governadores dos dois estados. O presidente Trump cancelou viagem à Polônia por causa da tempestade.

G1 ouviu

Capa de ‘Norman fucking Rockwell’, de Lana Del Rey — Foto: Divulgação

Lana Del Rey alterna angústia e esperança no disco boca-suja ‘Norman fucking Rockwell’. O sexto álbum tem bons momentos, belas melodias e também enrolação. Com músicas cheias de sexo, drogas, violinos e um pouco de rock, ela reflete sobre os EUA de 2019.

Flávia Alessandra

Flávia Alessandra em “O amor dá trabalho” — Foto: Reprodução/Instagram

Flávia Alessandra estrela comédia romântica que mistura “Ghost” e “Quem vai ficar com Mary?”. “O amor dá trabalho”, com Leandro Hassum, estreia nesta semana. A atriz fala sobre dificuldade de fazer cinema e revela que ficou muito tempo sem ver a família durante as gravações.

Estreias da semana

Três grandes diretores lançaram seus novos filmes nos cinemas brasileiros. Entre os destaques da semana estão um premiado faroeste no sertão brasileiro, uma modelo espião assassina e a pergunta: “O que você faria se fosse a única pessoa no mundo a se lembrar da existência dos Beatles?”. G1 comenta as estreias de “Anna”, “Yesterday” e “Bacurau”.

Globoplay

Selton Mello e Morena Baccarin estrelam quarta temporada de ‘Sessão de terapia’ — Foto: Globoplay / Divulgação

“Sessão de terapia” volta com Morena Baccarin e Selton Mello. A quarta temporada estreia nesta sexta-feira no Globoplay. Após o hiato de meia década, ela volta com uma nova cara. Selton, também diretor, assume o papel de protagonista e muda a dinâmica da história.

Fonte globo
você pode gostar também