Tocantins participa da elaboração do novo Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Entre os dias 11 e 14 de dezembro, Brasília/DF recebe a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar (CNSAN), que ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) levou, ao evento, uma delegação composta por oito delegados membros do Governo do Tocantins, 17 delegados representando a sociedade civil e dois convidados. O Estado estará presente em toda a programação e contribuirá com a elaboração do novo Plano Nacional de Segurança Alimentar Nutricional.

A Conferência é organizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com o objetivo de envolver a sociedade civil, o setor público e o privado na implementação de políticas públicas que promovam o acesso igualitário aos alimentos saudáveis e qualidade para a população brasileira.

Serão abordados temas como o acesso à terra, agricultura familiar, agroecologia, desperdício de alimentos, dentre outros. O evento ocorre por meio do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), com a parceria da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional e dos demais componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

“Essa participação não representa os interesses apenas do nosso Estado, mas também é uma oportunidade de contribuirmos para a criação de políticas públicas para o Brasil. É por meio desse envolvimento que podemos influenciar positivamente as ações governamentais, buscando garantir um acesso justo e equitativo aos alimentos de qualidade para todos os cidadãos”, destacou o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça.

A secretária-executiva da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins (Caisan), Régina Mercês Aires, enfatizou a importância da representatividade regional para o desenvolvimento de políticas públicas abrangentes. “A participação da delegação do Tocantins no evento é fundamental para defender as propostas que são importantes para garantir o direito à alimentação saudável, nutritiva e acessível a todas as famílias”, pontuou.

Feira da Sociobiodiversidade

No evento, a Feira da Sociobiodiversidade apresenta produtos alimentícios e de artesanato de todas as regiões do Brasil. O estande do Tocantins celebra os sabores únicos do Estado, em produtos como o biscoito Amor Perfeito e a paçoca de carne de sol. Também estão presentes o artesanato em capim-dourado, fibra de buriti e argila. O estande apresenta riquezas naturais do Tocantins, que podem contribuir com o fortalecimento econômico e o combate à insegurança alimentar em comunidades. (Secom/TO)

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte conexaoto
você pode gostar também
×