Promovida pelo Governo do Tocantins, Copa Nilton Santos fortalece o futebol de base com a participação de 120 equipes e mais de 1,9 mil atletas

-- Publicidade --

Para fortalecer as práticas desportivas e o lazer, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), promove na Arena do Grêmio, em Palmas, a 1ª edição da Copa Nilton Santos de Futebol de Base. O evento reúne 120 equipes e mais de 1,9 mil atletas. A competição iniciou nessa terça, 2, e segue até a sexta-feira, 5, com atletas de Palmas, Araguaína, Paraíso, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Lagoa da Confusão, Santa Rita, Conceição e Novo Acordo.

A Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude transmite todas as partidas, com 5 jogos simultâneos, pelo YouTube Seju Tocantins. Além de fomentar os esportes, o Governo do Tocantins fortalece a economia com a contratação direta de quase 70 profissionais, sendo 10 cinegrafistas, 5 editores de imagem, 5 narradores, 5 repórteres de campo, 15 árbitros e 10 mesários.

Além disso, a equipe é formada por eletricistas, gandula, guarda-noturno, serviços gerais, marcador de campo, bombeiros civis e motoristas. A competição envolve os atletas nas categorias sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17 (masculino) e sub-15 e sub-18 (feminino).

Copa Nilton Santos 

A Copa recebe o nome do projeto esportivo do Governo do Tocantins desenvolvido em Palmas e Araguaína. “É uma satisfação participarmos de uma competição que recebe o nome da nossa escolinha. Espero que haja mais eventos como esse, pois fortalece e tira a garotada da ociosidade neste período de férias, com a participação de todas as categorias”, destacou o treinador da Escolinha Nilton Santos, Romilton Farias.

Jonathan Gabriel, de Porto Nacional, destacou que o evento vai muito além de uma competição, pois também tem o cunho social. “Estão sendo arrecadados alimentos e isso é muito importante. Se Deus quiser, sairemos campeões dessa competição que dá visibilidade para os atletas do Tocantins, por meio dos jogos que estão sendo transmitidos ao vivo. Os atletas podem ser observados e conseguir a chance de ter uma oportunidade lá fora”, destacou o jogador.

Jadison Lima, de11 anos, atleta do FlaPalmas, também vê a Copa Nilton Santos como uma oportunidade. “Com essa competição, vamos evoluir, além de poder arrecadar alimentos para os que precisam. É uma boa oportunidade, pois muitos observadores vêm de fora para avaliar o nosso futebol e vamos dar o nosso melhor”, ressaltou o jovem atleta.

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate

O treinador da Escolinha Niltons Santos, Romilton Farias, reforça que o evento é um oportunidade de desenvolver as categorias de base neste período de férias – Taianne Moreira/Governo do Tocantins
Jonathan Gabriel, de Porto Nacional, destacou que o evento vai muito além de uma competição, pois também tem o cunho social – Taianne Moreira/Governo do Tocantins
Para o atleta do FlaPalmas, Jadison Lima, de 11 anos, a competição é uma grande oportunidade – Taianne Moreira/Governo do Tocantins
Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte to
você pode gostar também