Lista dos estudantes pré-selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro é divulgada

Tempo estimado para leitura: 3 minuto(s)


A lista dos estudantes pré-selecionados para a 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) foi divulgada pela Câmara Federal dos Deputados na segunda-feira, 25. Os quatro estudantes tocantinenses, selecionados pela banca da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), são Ilan Rubins Carneiro de Carvalho, Louise Xavier Macedo e Thaissa Neres de Oliveira, da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, de Gurupi, e Laicy Conceição Rodrigues Suares, do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, do município Almas.

Após essa etapa, os pré-selecionados são convocados, via e-mail, para fazer inscrição eletrônica, no sistema de seleção final da Câmara dos Deputados. A comissão de servidores da área do legislativo irá escolher os 78 melhores projetos de lei, de acordo com as vagas destinadas para cada estado. Do Tocantins, um estudante terá o projeto selecionado e representará o Estado, em Brasília, como deputado jovem.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Para a aluna pré-selecionada, Laicy Conceição Rodrigues Suares, o processo seletivo foi uma oportunidade ímpar para mostrar o seu potencial. “Vejo como um desafio que me dará motivação para encarar o futuro, pois estou concluindo o ensino médio. Minhas expectativas são as melhores, almejo representar bem o município de Almas, o Tocantins e, principalmente, minha escola por ver a inovação todos os dias e a preocupação da equipe em ver os alunos vencendo os desafios da vida”, destaca.

Já o aluno Ilan Rubins Carneiro de Carvalho, da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, conta que o projeto é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre a política e também sobre a elaboração de projetos. “Seria a realização de um grande sonho participar e representar o Tocantins. Além de me motivar, estimularia outros jovens a participarem. Com o meu projeto pretendo, mesmo se não for selecionado, mudar a visão que as pessoas têm da política, que é um assunto importante que precisamos debater”, frisa.

O resultado final do processo seletivo será divulgado em 10 de agosto no portal www.camara.leg.br/pjb e no Facebook do PJB www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.

A jornada parlamentar ocorrerá no período de 1º a 5 de outubro de 2018 em Brasília. O estudante selecionado será acompanhado pela Coordenadora do Programa no Estado, Vaneide Labres.

PBJ

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o País.

O objetivo da Câmara dos Deputados e das Secretarias de Educação com o PJB é difundir os conhecimentos sobre o Poder Legislativo e sua importância para o desenvolvimento da cidadania e da participação social.

Fonte SecomTO
você pode gostar também
×