Governo do Tocantins fecha acordo comercial com os Emirados Árabes

Memorando de Entendimento foi assinado durante a viagem oficial do governador para Dubai. Prioridade é para investimentos na agropecuária.

Tempo estimado para leitura: 2 minuto(s)


O Governo do Tocantins fechou nesta segunda-feira (30) um acordo comercial com o Governo dos Emirados Árabes Unidos. O Memorando de Entendimento foi assinado pelo governador Mauro Carlesse (DEM) e o Subsecretário de Comércio Exterior e Indústria dos Emirados Árabes, Abdulla Al Saleh, além de outras autoridades. A prioridade é para investimentos na agropecuária.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O acordo era necessário porque no país árabe os empresários precisam de autorização governamental para investir no exterior e apenas parceiro selecionados podem fazer investimentos em Dubai. O Tocantins é o primeiro estado a conseguir a autorização este ano.

“Inicialmente abrimos as portas para a Agricultura que é um mercado de interesse para os países que compõe os Emirados Árabes, mas já estamos trabalhando para que essa abertura alcance outras áreas do nosso Estado”, explicou o governador.

Como o clima da região é desértico, os Emirados Árabes acabam precisando exportar boa parte dos alimentos que consomem. A ideia do acordo é que empresários do emirado invistam na infraestrutura e na tecnologia voltada para a agropecuária no Tocantins e recebam o retorno em forma de commodities, como a carne bovina ou de frango, por exemplo.

A comitiva do Tocantins viajou para Dubai no último dia 27 e está participando de um evento chamado ‘Dubai Investment Week’. O governador deve voltar ao estado no próximo dia 3 de outubro. Até lá, o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) atua como governador em exercício.

Fonte globo
você pode gostar também