GOVERNO DO ESTADO | Mais de 2 mil tocantinenses já foram atendidos através da Escola Digital de Economia Criativa Co.Liga

Tempo estimado para leitura: 3 minuto(s)


Foi apresentado nesta Quinta-Feira (01/12) o relatório de atividades da Co.Liga no Estado do Tocantins para o Governo do Estado. Ao todo mais de 2 mil jovens em 40 municípios já foram beneficiados com os mais de 37 cursos da Escola de Economia Criativa. A apresentação foi feita no Palácio Araguaia pelo Secretário Geral do Conselho Nacional da Juventude Gustavo Gama, que apresentou os resultados para o coordenador do comitê gestor da iniciativa no Estado, o Secretário Marcos Milhomens da Secretária Extraordinária de Participações Sociais e Políticas de Governo, a Co.Liga foi lançada no Tocantins no dia 13 de junho, na oportunidade o Governo do Estado firmou parceria com a Fundação Roberto Marinho e a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).

Um novo calendário de lançamentos e fortalecimento da iniciativa já é preparado para 2023 e esta sendo coordenado pelo Secretário Marcos Milhomens “O Governo do Tocantins está com o planejamento de lançamento e ações para fortalecimento da Co.Liga em fase final. Vamos iniciar 2023 com adesões de diversos municípios e a meta é chegar a 10 mil Tocantinenses atendidos.” Frisou o Secretário.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Para o Secretário Geral Gustavo Gama, os resultados são satisfatórios “Atendermos mais de 2 mil jovens no Tocantins é um claro sinal do potencial de empreendedorismo que temos no nosso Estado, são pessoas que a partir de agora terão uma oportunidade de ganhar seu sustento através da Economia Criativa.” Pontuou o Secretário.

O que é a Co.Liga?

A Co.liga é uma iniciativa da Organização dos Estados Iberos Americanos com Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Conselho Nacional da Juventude e vai oferecer cursos gratuitos em áreas como Design, Artes Visuais e Música, com foco em jovens das classes C, D e E, o objetivo é unir a formação dos jovens estudantes a oportunidades de trabalho.

Inicialmente são oferecidos 37 cursos livres de curta duração segmentados em cinco áreas da Economia Criativa – Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais – e temas transversais que dão suporte à trajetória dos jovens, como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais.

Entre as opções segmentais, estão desde fotografia, design para web e roteiro audiovisual até turismo para cidades criativas, passando por produção musical, produção de infográficos e muitos outros. Todos os cursos são online e gratuitos: cada estudante escolhe sua trajetória e acessa quando e onde puder, por celular ou computador.

A Co.Liga no Tocantins

A parceria é coordenada pelo Governo do Estado do Tocantins, por articulação da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais e Políticas de Governo em conjunto com o Conselho Nacional da Juventude do Governo Federal. O Governo do Estado formou um comitê gestor  da iniciativa no Estado, composto pela Organização dos Estados Iberos Americanos, Fundação Roberto Marinho, Conselho Nacional da Juventude do Governo Federal, Secretaria Extraordinária de Participações Sociais e Políticas de Governo, Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, Secretaria de Estado da Industria, Comercio e Serviços, Secretaria de Estado da Educação, Instituto Besouro de Fomento Social do Tocantins e Liga Universitária do Tocantins. (Da assessoria de imprensa)

Fonte clebertoledo
você pode gostar também
×