Com novas peças políticas na gestão, Governo Carlesse dá start a 2ª etapa e cobra ainda mais empenho da equipe e cortes nos gastos

Um Carlesse despojado passou as diretrizes para a nova equipe

Maju Cotrim

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, empossou os novos secretários de Estado e presidentes de Autarquias nesta terça-feira, 12, na sala de reuniões do Palácio Araguaia.

A Gazeta acompanhou os detalhes.

A maioria das mudanças foram de remanejamento de secretários. A cerimônia começou com atraso. Os termos de posses foram lidos e assinados.

Num tom bem humorado, o governador agradeceu a todos os titulares pela contribuição. “O Estado hoje é equilibrado, paga em dia seus servidores e trabalha com harmonia entre os poderes”, disse.

Carlesse afirmou que quer mais enxugamento para se readequar ao fim dos recursos extras da pandemia.

“Quero secretário ambientalista mas com pensamento progressista”, disse sobre a área do Meio Ambiente.

“O Estado não pode ser adversário dele mesmo”, disse ao defender a interação entre as secretarias. “Agora é hora de produzir”, comentou.

“Um governo para dar certo tem que mesclar toda experiência de história de vida e qualidade”, disse em outro momento ao comentar o fato de ter em sua equipe o ex-chefe de gabinete da Kátia Abreu, Paulo Lima.

Carlesse agradeceu ainda os servidores públicos. “Todos tem compromisso com o Estado”, disse.

O governador alimenta a expectativa que o Tocantins seja o primeiro a ser vacinado contra a Covid, mas aguarda os encaminhamentos do governo federal. “A vacina deve estar disponível a partir do dia 3”, disse o governador.

A gestão quer de 10 a 15% de redução de gastos na gestão.

Wanderlei

O vice-governador Wanderlei Barbosa também comentou a mini reforma. “Nós nunca tiramos ninguém, apenas fazemos ajustes”, disse.

Wanderlei disse que a palavra chave da nova composição é municipalismo. “O governo é de abraçar os companheiros e a sociedade tocantinense”, disse.

O que dizem os empossados

Os novos nomes que entram tem atuação na área política também o que vem somar com o governo em várias áreas.

Novo titular da Adapec, Paulo Lima agradeceu o governador pela oportunidade e disse que vai corresponder a confiança do governador Mauro Carlesse.

Renato Jayme, que foi para o Naturatins, disse que é uma oportunidade de aprendizado agora na nova pasta. A ex-prefeita Myiuki Hiashida nova comandante da área do Meio Ambiente falou que vai focar na sustentabilidade.

O novo Chefe de gabinete, Sebastião Albuquerque disse que o Palácio é a esperança do povo do Tocantins e que chega para ajudar na articulação. Ele chegou a dizer que haverá um atendimento direto á população do Estado.

Braço direito do governador e agora no comando da Secretaria Geral de Governadoria, Divino Alan disse que agora será a segunda etapa do governo e que vai acelerar o cumprimento das tarefas para que o plano de governo seja cumprido á risca. “Nosso objetivo é levar mais qualidade de vida para o povo”, pontuou.

Cultura

Jairo Mariano, ex-prefeito de Pedro Afonso é cotado para assumir o comando da área de Cultura, a Adetuc. O Governador Mauro Carlesse fez o convite a ele que preside até dia 18 a Associação Tocantinense de Municípios. A pasta era ocupada por Tom Lyra.

Se Jairo for confirmado, no geral a nova composição do governo terá três ex-prefeitos já que Jaime Café e Myiuki Hiashida também entraram na equipe para as pastas da Agricultura e Meio Ambiente respectivamente.

Veja os nomes empossados :

Renato Jayme Silva – Presidente do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins.

A ex-prefeita de Brejinho de Nazaré, Myiuki Hiashida- secretária de meio ambiente e Recursos hídricos.

Paulo Antônio de Lima- Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – ADAPEC-TOCANTINS.

Sebastião Albuquerque Cordeiro- Chefe de gabinete

Divino Alan- Secretaria Geral da Governadoria

Jaime Café- Secretária de Agricultura , Pecuária e Aquicultura (não tomou posse hoje por estar com Covid)

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte gazetadocerrado
você pode gostar também
×