É inaceitável, diz Mercadante sobre tentativa de golpe no Peru

A fala ocorreu após o então presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciar o fechamento parcial do Congresso

Questionado sobre a situação política no Peru, o coordenador dos grupos da equipe de transição, Aloizio Mercadante (PT), afirmou que é inaceitável quebrar a institucionalidade democrática. A declaração ocorreu durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (7) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

“É inaceitável mais uma vez quebrar a institucionalizada a democracia e o estado democrático de direito. Temos que ter isso como valor fundamental”, afirmou Mercadante.

A fala ocorreu após o então presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciar o fechamento parcial do Congresso, em uma mensagem transmitida em rede nacional. Castillo foi detido logo depois, acusado de tentar executar um golpe de Estado, e foi destituído do cargo ainda nesta quarta-feira (7).

Mercadante também disse que a América Latina precisa de democracia e de respeito à soberania dos votos e afirmou que “qualquer solução que não passe por eleições legítimas trazem imensos prejuízo para a sociedade”.

O coordenador da transição comentou que a situação no Peru serve de alerta para o Brasil devido às tentativas, por parte de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), de não reconhecer o resultado das eleições. “O presidente Bolsonaro está terminando o seu mandato [ele foi] eleito por essas urnas e isso nunca foi questionado”, completou Mercadante.

*sob supervisão de Brenda Silva

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte cnnbrasil
você pode gostar também
×