Economia retrai 0,44% em abril após altas em fevereiro e março, indica índice do BC

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) -O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve queda de 0,44% em abril na comparação com março, mostrou dado dessazonalizado divulgado pelo BC nesta quinta-feira, após resultados positivos em fevereiro e março.

Com o fim da greve de servidores, o Bacen começou a apresentar indicadores cujas divulgações estavam atrasadas. Além do dado de abril, a autoridade monetária trouxe também o número de março, quando houve uma alta de 1,09% frente ao mês anterior.

O BC ainda revisou para cima o dado de fevereiro, apontando uma alta de 0,71% no IBC-Br daquele mês, contra crescimento 0,34% divulgado anteriormente.

Ao apresentar o Relatório de Inflação na última semana, o BC já havia antecipado dados preliminares do IBC-Br, afirmando que o índice teve recuperação forte em fevereiro e março e queda moderada em abril, mas sem abrir os números.

A economia brasileira vem enfrentando um cenário de inflação alta, agravada pela guerra na Ucrânia, que elevou preços de commodities e afeta o crescimento global.

Na tentativa de domar a persistente alta de preços, o BC vem implementando um duro ciclo de aperto monetário, levando a taxa básica de juros da mínima histórica de 2% ao ano em março de 2021 para 13,25% em junho deste ano.

O diagnóstico apresentado recentemente pela autoridade monetária prevê que, diante da defasagem dos efeitos da política monetária, o aperto nos juros deve provocar uma desaceleração da atividade econômica no segundo semestre deste ano.

(Edição de José de Castro)

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte istoe
você pode gostar também
×