Governador anuncia fim do estado de calamidade pública da covid-19, andamento de concurso e envio de ajuda a Pernambuco

O Comitê de Enfretamento à Pandemia pelo Coronavírus no Tocantins apresentou panorama de dados em reunião com a imprensa na manhã desta segunda-feira, 30, na sede Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na oportunidade, o governador Wanderlei Barbosa anunciou a retirada do Estado de Calamidade Pública, destituição do comitê, andamento ao concurso da saúde e envio de equipes para ajudar nos resgates aos atingidos pelas chuvas em Pernambuco.

De acordo com informações apresentadas, o Estado registra, no momento, 468 casos de Covid-19 ativos, sendo 13 pacientes em situação de internação e apenas 3 em leitos de UTI. Sem registrar óbitos há dias, o Tocantins vacinou quase 65% da população. “A doença, graças a Deus, está controlada. […] Vimos que a única forma de controlar essa doença, como todas as doenças virais, é justamente a vacinação. Qualquer iniciativa contrária a isso, está errada e coloca em risco a saúde das pessoas”, disse o governador. Segundo ele, não se pode conformar com o atual índice e a vacinação deve ser mantida.

Barbosa lembrou “o terror” do início da pandemia. “Todo mundo assustado. Foi um terror que aconteceu na população e vencemos isso”, disse.

O governador ressaltou investimentos para ampliação de leitos no Hospital Geral de Palmas (52 novos leitos de UTI até dezembro) e estruturais em unidades de outros municípios.

Estado de Calamidade

O estado de calamidade pública no Tocantins foi declarado pelo Governo do Tocantins no dia 21 de março de 2020 e, com prorrogação, valeria até 30 de junho.

Concurso da Saúde

O governador Wanderlei ainda informou durante a reunião sobre andamento do certame da saúde. “Estamos designando a formação de comissão para dar andamento às tratativas para a realização do novo concurso para todas as áreas da Secretaria de Saúde”, disse.

Pernambuco

Em Pernambuco, mais de 70 pessoas já perderam a vida em decorrência das chuvas intensas que assolam o estado. Até o momento, 14 municípios encontram-se em situação de emergência, em meio a 63 municípios que estão sob monitoramento. Há, ainda, 3.957 desabrigados em pontos de apoio localizados próximos às regiões afetadas. “Estamos encaminhando equipes para lá, para ajudar no socorro e na busca de vítimas, de pessoas que estão desaparecidas”, informou o governador Wanderlei Barbosa.

Presentes

Participaram da reunião representantes da Secretaria da Comunicação, Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins – CBMTO, Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE), Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República no Tocantins, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, por meio do Comando do 22º Batalhão de Infantaria e Infraero.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte conexaoto
você pode gostar também
×