Resultados positivos de covid subiram de 3% para 37% no país

Segundo pesquisadores, alta de casos ocorre devido às festas de final de ano e ao relaxamento das medidas de restrição

Os resultados positivos para covid-19 no Brasil subiram de 3% para 37% no mês de janeiro, em comparação com dezembro, segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A pesquisa, realizada com base nos testes RT-PCR da rede pública, também revelou que houve um aumento no número de testes feitos. Os resultados não incluem a análise dos testes rápidos.

Entre 16 e 22 de janeiro, a instituição analisou 121.275, o que representa uma alta de 195% quando comparada com a média das 8 semanas anteriores.

“Em menos de 1 mês, passamos de uma média semanal de 25.000 testes liberados com menos de 5% de positividade (dezembro/2021), para um patamar de processamento que cresce a cada semana e já supera 100.000 amostras por semana e 30% de positividade (janeiro/2022)”, disse a coordenadora do escritório de testagem da Fiocruz, Maria Clara Lippi.

Segundo a coordenadora-geral da Unadig (Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19), Erika de Carvalho, a “explosão de casos“ ocorreu devido às festas de final de ano, ao relaxamento das medidas de restrição e ao fato de que a ômicron é uma cepa de “contágio mais fácil”. Carvalho alerta ainda que o aumento de casos pode ocorrer de forma sazonal.

Banner825x120 Rodapé Matérias
você pode gostar também
×