Conselho da ONU aprova sessão para debater conflito na Etiópia

Grupo fala em “grave preocupação” com acusações de abuso aos direitos humanos na região

O OHCHR (Conselho de Direitos Humanos da ONU, na sigla em inglês) convocou uma sessão especial para debater a crise humanitária na Etiópia nesta 6ª feira (17.dez.2021). O requerimento foi feito ao órgão pela União Europeia e contou com a aprovação necessária de pelo menos 1/3 dos 47 membros atuais do Conselho.

Em outubro, o Congresso Europeu adotou uma resolução sobre a situação do conflito civil na Etiópia. O próprio conselho aprovou em julho uma moção em que expressa “grave preocupação” com acusações de abuso aos direitos humanos na região etíope de Tigré e requisita a retirada de tropas da Eritreia do país.

O Brasil, reeleito para ocupar uma cadeira do conselho até 2022, foi favorável à resolução.

O conflito civil na Etiópia já forçou o deslocamento de mais de 2 milhões de pessoas do país, com centenas de milhares empurrados para a fome extrema e número incerto de mortos. Mais de 15 milhões de etíopes precisam de assistência humanitária, segundo o congresso.

O estopim foi a ordem do primeiro-ministro Abiy Ahmed para iniciar uma ofensiva militar contra as forças de Tigré.

Conselho de Direitos Humanos da ONU

O OHCHR, criado em 2006, realiza 3 sessões anuais nos meses de março, junho e setembro. As reuniões e plenárias do Conselho têm duração de 3 a 4 semanas. O organismo é sediado em Genebra, na Suíça.

Os países-membros são escolhidos para mandatos de 3 anos durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. Os assentos são distribuídos regionalmente entre África (13), Ásia-Pacífico (13), América Latina e Caribe (8), Europa Ocidental e Outros (7), e Leste Europeu (6). Eis a composição atual do Conselho.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte poder360
você pode gostar também
×