Com índices de 90% de UTIs ocupadas e já enviando pacientes para Palmas, Araguaína vai reabrir: contaminação “está muito familiar”, alega Dimas

Apesar da posição contrária do Ministério Público Estadual (MPE) e da Defensoria Pública (DPE) demonstrada na última videoconferência do dia 28 entre município e representantes de órgãos de controle, médicos, vereadores e empresários, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos), resolveu seguir a Capital e, novamente, reabrir o comércio a partir de segunda-feira, 8.

92% de UTIs ocupadas

Além de acumular 2.025 casos de Covid-19, que já matou 20 pessoas, na videoconferência da semana passada, o promotor Leonardo Blanc afirmou que naquele dia Araguaína já estava com 92% de seus leitos de UTI ocupados e já havia começado a trazer pacientes em estado grave, de avião, para Palmas. Por isso, ele e o defensor Pablo Chaer foram enfáticos em se colocarem contra a reabertura das atividades econômicas neste momento.

Contaminação “muito familiar”

No entanto, Dimas baixará novo decreto nesta sexta-feira, 5, autorizando o funcionamento do comércio, sob o argumento de que a contaminação na cidade “está muito familiar”: “É preciso colocar na conta que boa parte do comércio estava em funcionamento. Hoje, a transmissão está muito familiar e não há justificativa para que os comerciantes sejam os vilões desta situação”, alegou o prefeito.

Horários alternados

Segundo ele, para funcionar, mesmo os estabelecimentos que já operam terão que preencher um formulário e um termo de responsabilidade de cumprir as restrições sob pena de interdição. Para evitar aglomeração, uma das mudanças que está sendo discutida junto com a Associação Comércio e Industrial de Araguaína (Aciara) é para que os segmentos adotem horários de atendimento presencial alternados.

Formulário

A partir de quinta-feira, 4, o formulário pode ser acessado no site da Prefeitura ou diretamente pelo link http://araguaina.to.gov.br/flexibilizacao/. Lá, o comerciante deverá colocar dados da empresa, proprietários e informações do local, como quantidade de metros quadrados na área de vendas, máxima de pessoas por área de vendas e quantidade de funcionários.

Restrições de sempre

As medidas exigidas são as mesmas adotadas anteriormente, quando era possível manter o estabelecimento aberto. Entre as principais estão disponibilizar álcool 70 graus INPM líquido ou em gel para funcionários e clientes, evitar superlotação do espaço físico interno, manter distanciamento, divulgar informações sobre a prevenção e permitir entrada somente de pessoas com máscara.

Primeiro a flexibilizar

O prefeito foi o primeiro a flexibilizar as medidas de quarentena, no dia 26 de março, poucos dias depois de as medidas para impedir o avanço do novo coronavírus entrarem em vigor. Logo em seguida, no dia 14 de abril, anunciou a reabertura de academias e restaurantes, com medidas de restrições.

Situação desfavorável na geografia

Na época, a cidade tinha pouquíssimos. Geograficamente, contudo, Araguaína tem uma situação desfavorável: às margens da BR-153, veia de acesso da Covid-19 ao Tocantins, e vizinha do Bico do Papagaio, Pará e Maranhão, de onde o novo coronavírus fincou raízes na capital econômica do Estado. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araguaína)

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte clebertoledo
você pode gostar também
×