Quais as diferenças entre as IAs Google Bard, LaMDA, Sparrow, PaLM e Gemini?

Com tantas ferramentas baseadas em inteligência artificial, é importante que o usuário saiba para o que servem e como funcionam cada uma delas. Por isso, o Olhar Digital listou detalhadamente as principais diferenças entre as IAs Google Bard, LaMDA, Sparrow, PaLM e Gemini.

Qual a importância das inteligências artificiais atualmente?

  • Eficiência e Produtividade: com a inteligência artificial é possível automatizar tarefas repetitivas, permitindo que os humanos se concentrem em tarefas mais complexas e criativas. Isso aumenta a eficiência e a produtividade em muitos setores, como manufatura, saúde e educação.
  • Tomada de Decisão: A IA pode analisar grandes volumes de dados e identificar padrões que seriam difíceis para os humanos detectarem. Isso pode auxiliar na tomada de decisões em áreas como finanças, marketing e planejamento urbano.
  • Personalização: por meio da inteligência artificial é possível personalizar experiências para atender às necessidades e preferências individuais. Isso é evidente em recomendações de produtos, conteúdo personalizado e assistentes virtuais.
  • Avanços Científicos: através da inteligência artificial está tem sido possível impulsionar avanços em campos como medicina, ciências ambientais e astronomia, onde pode ajudar a analisar dados complexos e fazer previsões precisas.
  • Acessibilidade: A IA pode ajudar a tornar a tecnologia mais acessível para pessoas com deficiências, por exemplo, através de legendas automáticas para pessoas com deficiência auditiva ou leitores de tela para pessoas com deficiência visual.

Principais diferenças entre as atuais e famosas IAs

Bard

O Google desenvolveu e lançou o Bard, um chatbot de inteligência artificial (IA), em março de 2023. O Google equipou-o com um modelo de linguagem exclusivo, que ele mesmo criou, capaz de fornecer informações não apenas relevantes e precisas, mas também atualizadas em tempo real com base na web.

Além disso, o Bard é versátil e pode realizar uma variedade de tarefas, desde gerar textos criativos e responder perguntas, até traduzir textos para vários idiomas e realizar tarefas mais complexas, como organizar uma base de dados ou criar uma planilha.

Bard é um chatbot de inteligência artificial (IA) que foi desenvolvido e lançado pelo Google em março de 2023. (Imagem: Google)

Gemini

Gemini, por outro lado, é um modelo de linguagem de IA multimodal desenvolvido especificamente para o Bard e outras plataformas do Google. O que torna o Gemini único é a sua capacidade de processar e lidar com diferentes tipos de informação simultaneamente.

Isso significa que os usuários podem combinar elementos como texto, imagem, vídeo e códigos em seus comandos e a IA conseguirá fornecer resultados que podem ser de diferentes naturezas. O Gemini foi lançado em três versões distintas: Ultra, Pro e Nano.

O Gemini foi lançado em três versões distintas: Ultra, Pro e Nano. (Imagem: Google)

LaMDA

É uma IA projetada especificamente para interagir e “conversar” com o usuário. Ao contrário de uma skill da Alexa ou do Google Assistant, o LaMDA, assim como o ChatGPT, utiliza machine learning para aprender a conversação humana. Isso permite que o LaMDA detecte espaços nas mensagens do usuário onde pode manter a conversação, proporcionando uma interação mais natural e fluida.

O LaMDA, assim como o ChatGPT, utiliza machine learning para aprender a conversação humana. (Imagem: Google)

Sparrow

A Amazon lançou o Sparrow, um sistema robótico inovador integrado às operações logísticas nos armazéns da empresa. Este robô, o primeiro de seu tipo na empresa, consegue identificar, escolher e manusear individualmente os produtos em estoque de forma totalmente automatizada, eliminando a necessidade de envolvimento humano.

O Sparrow é um sistema robótico inovador integrado às operações logísticas nos armazéns da empresa. (Imagem: Amazon)

PaLM2

O PaLM 2, uma versão aprimorada do modelo inicial de inteligência artificial generativa do Google, promete maior flexibilidade nas interações com humanos. Enquanto o suporte anterior era limitado aos idiomas mais populares, o objetivo atual é ampliar para mais de 100 idiomas, aprimorando recursos multilíngues, de raciocínio e de codificação.

O PaLM2 promete maior flexibilidade nas interações com humanos. (Imagem: Google)
Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte olhardigital
você pode gostar também
×