Notebook com até três telas pode ganhar prêmio de design em 2021

Usuário pode desmontar as telas extras quando quiser para facilitar o transporte

Tempo estimado para leitura: 3 minuto(s)


O notebook Airttach é um modelo da taiwanesa Compal que traz design premium e até três telas. Os displays são destacáveis e permitem aumentar a área de trabalho, tendo cada uma 13,3 polegadas e com encaixe prático. A proposta é funcionar bem para trabalhos de edição, criação e design, sobretudo utilizando programas como Premiere Photoshop para trabalhar.

O aparelho recebeu inclusive uma indicação ao IF Design Award 2021 pela inovação no design. De acordo com o site da premiação, o lançamento tem como um dos focos a América do Sul, mas o notebook ainda não conta com data para chegar ao Brasil.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Airttach é fabricado pela Compal, empresa que costuma fornecer peças para grandes marcas como Samsung e LG. No entanto, a companhia não revelou preço e especificações técnicas do notebook. O que se sabe até agora são alguns detalhes de design exibidos nas imagens de divulgação.

Entre as informações estão as bordas curvadas, que dão a impressão de um display único quando os painéis extras estão conectados. Juntas, as telas ganham proporção de 48:9, o suficiente para visualizar múltiplos programas ao mesmo tempo.

Em uma das fotos divulgadas pela IF World Design Guide, é possível ver que o encaixe não contém cabos, mas não é possível afirmar se usam algum tipo de ímã para fixação. Segundo a Compal, cada tela adicional tem seu próprio suporte para facilitar o apoio sobre a mesa.

Telas podem ser destacadas para uso individual — Foto: Divulgação/IF World Design Guide

Além disso, a peça serve para usar o monitor extra separadamente, seja para visualizar um site na orientação paisagem ou manusear uma planilha na vertical. É possível ainda combinar os usos: conectar uma tela no notebook e manter outra destacada para que mais uma pessoa possa usar simultaneamente.

A fabricante não detalha o mecanismo de sincronia de dados entre as telas, mas se supõe que o produto utilize algum protocolo próprio de comunicação sem fios para garantir transmissão de imagem com baixa latência.

A invenção lembra o Project Valerie, da Razer, apresentado na CES 2017. O laptop trazia também três telas, mas que dobravam na mesma estrutura e não podiam ser destacadas do corpo principal. Com isso, o produto acabou ficando pesado, com quase 5,5 kg. O Airttach, dessa maneira, pretende resolver o problema e garantir que um computador com enorme área de visualização possa ser levado para qualquer lugar – bastaria remover as telas e levá-las em uma bolsa.

A inovação rendeu ao computador uma vaga na fase final do prêmio IF Design Award 2021. Por ora, o produto é apenas um conceito, mas os criadores garantem que o projeto será levado à frente. Um dos mercados em vista é a América do Sul, mas ainda não se sabe se o modelo será disponibilizado no Brasil.

Fonte techtudo
você pode gostar também