Avião elétrico diferentão

O modelo pertence a uma categoria chamada STOL, que significa decolagem e pousos curtos. Por causa dessa característica, ele decola e pousa em velocidades lentas.

Saiba mais informações:

  • O avião da Electra comporta nove passageiros, além de bagagem.
  • Ele pode atingir até 805 km/h e uma velocidade de cruzeiro de 322 km/h, usando oito hélices elétricas.
  • Além das hélices, ele tem abas penduradas nas bordas traseiras, que dão um efeito aerodinâmico que permite alçar voo a apenas 56 km/h.
  • Segundo a Electra, o pouso pode ser feito em áreas pequenas, como aeródromos de menos 100 metros de comprimento ou até no topo de alguns edifícios.

Ou seja, mesmo que ele não seja tão compacto quanto os carros voadores, ainda pode ser flexível para a mobilidade urbana. Veja o modelo aterrissando em um aeródromo:

Quando o modelo estará disponível

O avião elétrico animou investidores e já angariou mais US$ 8 bilhões em pré-encomendas de 2 mil aeronaves, segundo o New Atlas. Como ele não se enquadra como um eVTol, o caminho para a autorização e regulação deve ser mais simples.

A Electra já testou um protótipo de dois lugares em novembro do ano passado (veja no vídeo abaixo) e está desenvolvendo um protótipo em tamanho real de nove lugares programado para voar em 2026. Ele ficará assim quando estiver pronto:

(Imagem: Electra/Divulgação)

A previsão de certificação e início da operação comercial é em 2028.