Elon Musk diz que “há uma chance” de planeta próximo da Terra ser habitável

O Proxima Centauri b despertou a atenção do bilionário depois de um estudo sobre a habitabilidade do planeta

O planeta mais próximo da Terra fora do Sistema Solar é o Proxima Centauri b, e agora ele parece ter chamado a atenção do bilionário dono da SpaceX, Elon Musk, depois de uma publicação sobre um estudo de 2018, acerca da habitabilidade do planeta.

Frequentemente Elon Musk vem comentando sobre seus planos de colonização de Marte, e suas naves espaciais, como a Starship, e missões privadas são o início de seu objetivo de tornar a humanidade multiplanetária.

O Proxima Centauri b está localizado na Zona Cachinhos Dourados de sua estrela, ou seja, na distância perfeita para permitir temperaturas planetárias ideais para a existência de água líquida. No estudo, através de simulações de computador, os pesquisadores avaliaram se as características do planeta realmente podem fornecer as condições para suportar água líquida e a vida.

A principal mensagem de nossas simulações é que há uma chance decente de que o planeta seja habitável

Anthony Del Genio, cientista planetário da NASA, quando o artigo foi publicado em 2018

No domingo, em seu twitter, Elon Musk escreveu “Praticamente ao lado” sobre o planeta.

 

Proxima Centauri b

O Proxima Centauri b foi descoberto em 2016 e está a apenas 4,2 anos-luz de distância da Terra, e desde lá os astrônomos têm tentado entender se ele é habitável. Isso porque, apesar de estar em uma zona habitável no seu sistema estelar, ele está muito próximo de sua estrela, fazendo com que um dos lados esteja eternamente virado para ela.

Essas condições podem fazer com que no lado claro a água esteja no estado gasoso e no escuro, seja apenas gelo. Mas conforme o estudo, os oceanos e a atmosfera do planeta ajudam a equilibrar as temperaturas e o lado escuro pode não ser permanentemente congelado.

No entanto, apesar da distância relativamente próxima do planeta, ainda não possuímos tecnologia que permita viajar mais de quatro anos-luz de distância, ou 40 trilhões de quilômetros em um tempo que não leve milhares de anos.

Mas cientistas estão desenvolvendo tecnologia que pode permitir viagens à Proxima Centauri b em apenas 20 anos. Caso elas se tornem reais, Elon Musk pode deixar de se preocupar com a sobrevivência da humanidade a longo prazo e já começar a pensar em como mandar humanos para o planeta.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte olhardigital
você pode gostar também
×