Vitamina C + cuidados com a pele: tudo que você precisa saber
Os séruns de vitamina C são lendários por uma razão: eles realmente funcionam. Tom de pele irregular, textura áspera, linhas finas, cicatrizes de acne – você pode citar qualquer problema de pele e é bem capaz que a vitamina C (e produtos de tratamento que levem essa base) seja o tratamento recomendado. Como o ingrediente atua na pele então?
Levando em conta que não se fala em outra coisa recentemente, sentimos a necessidade de um mergulho mais profuuundo nas maravilhas da vitamina C. Consultamos alguns experts para aprender tudo sobre o que realmente a torna um ingrediente de skincare muito procurado, assim como as melhores maneiras de colher seus inúmeros benefícios.
O que é vitamina C – e como ela age?
No que diz respeito à sua pele, a vitamina C é “um potente antioxidante que neutraliza os radicais livres,” explica a dermatologista Patrícia Wexler. “Devido às suas propriedades, ela auxilia no processo natural de regeneração da pele, ajudando o corpo a reparar as células danificadas.”
Assim, da mesma forma que o consumo de alimentos saudáveis ajuda seu corpo a combater os radicais livres, os antioxidantes tópicos fazem o mesmo para sua pele, ajudando a compensar os agressores diários, como os danos causados pelos raios solares e a exposição à poluição do ar.
Este poder de luta contra os radicais livres não é apenas importante para ajudar a manter os sinais de envelhecimento prematuro. Ao neutralizar esses radicais livres, a vitamina C também pode ajudar a proteger a pele de alterações pré-cancerígenas causadas pela exposição aos raios ultravioletas, disse Joshua Zeichner, Diretor de pesquisa clínica e cosmética do Hospital Mount Sinai, em Nova York.
Quais são os benefícios da vitamina C para a pele?
Acredite, os benefícios da vitamina C vão bem além do fator antioxidante. Ela tem muitas outras propriedades curativas para a pele que a torna digna de um lugar garantido no seu nécessaire.
A vitamina C é altamente ácida e, quando usada na pele, “a mesma é estimulada para a cura, acelerando a produção de colágeno e elastina”, explica o dermatologista Howard Sobel, de Nova York. Lembre-se: o colágeno e a elastina são fibras naturais de proteínas que ajudam a manter a pele firme. Assim, a Vitamina C ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro da pele.
Outra coisa interessante sobre o ingrediente: ele contém uma propriedade que ajuda a inibir a produção de melanina, que causa descoloração da pele e hiperpigmentação, explica Wexler. Com o uso tópico contínuo, a vitamina C pode ajudar a prevenir a formação de manchas.
Como introduzir a vitamina C na minha rotina de skincare?
“A chave não é de onde a vitamina C vem, mas sim a maneira como ela é aplicada,” explica a dermatologista Kristina Goldenberg. O termo para procurar nos rótulos dos produtos de beleza é o ácido ascórbico (também conhecido como ácido L-ascórbico), que é a forma mais estável e eficaz de vitamina C no cuidado da pele. Outras formas de vitamina C encontradas em produtos são ascorbato de tetra-hexildecil, ascorbil fosfato de magnésio e ascorbato de metilsilanol.
Dito isso, todos os três dermatologistas concordam que o melhor produto de vitamina C para se aplicar na pele é o sérum, porque “os séruns são mais eficazes do que cremes ou tônicos,” explica Wexler. Além do mais, adicionar vitamina E na mistura pode ser milagroso. “Juntos, eles podem aumentar a proteção contra os danos causados pelos radicais livres.”
Você também pode notar que a maioria das embalagens de produtos com vitamina C são escuras – e isso é de propósito. As partículas do ingrediente podem se quebrar ao serem expostas ao Sol ou ao ar, por isso a embalagem mantém o produto estável. Em tempo: como regra geral, os séruns devem ser aplicados antes da hidratação da pele.
Se você ainda é iniciante no tratamento, Sobel te aconselha a começar gradativamente. “A vitamina C é potente, então você precisa de apenas algumas gotinhas em cada aplicação,” recomenda. “É melhor começar com uma concentração pequena e ir aumentando aos poucos, conforme sua pele se acostuma com o ingrediente.”
Quem deve evitar a vitamina C?
“Quem tiver pele sensível e alergia a vitamina C,” diz Goldenberg. Se você tende a ter pele sensível, a recomendação é começar com um produto de baixa concentração e também testar em alguma área do corpo antes para ter certeza que você não é alérgica.
Texto publicado originalmente na Allure.