O que são alimentos transgênicos?

Você sabe o que são alimentos transgênicos? Basicamente, são aqueles modificados geneticamente e produzidos em laboratório por meio de técnicas artificiais que permitem a alteração do código genético (DNA). Apesar de serem mais comuns em nossa alimentação do que imaginamos, existem diversos alertas sobre efeitos a curto e longo prazo para a saúde.

Conforme aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), os alimentos transgênicos são desenvolvidos e comercializados porque há alguma vantagem percebida tanto para o produtor quanto para o consumidor, levando a um produto com preço mais baixo e maior benefício, em termos de durabilidade.

Por que os alimentos transgênicos existem?

Alguns motivos justificam a busca por alimentos transgênicos, como maior valor nutricional, maior sabor, menos uso de pesticidas, maior oferta de alimentos com custo reduzido e maior vida útil, crescimento mais rápido, características mais desejáveis (como a produção de menos substâncias cancerígenas).

Um fator que costuma ser levado em consideração é a introdução de resistência contra doenças de plantas causadas por insetos ou vírus, ou através do aumento da tolerância a herbicidas.

A resistência contra insetos é obtida incorporando na planta alimentícia o gene para produção de toxina da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt). Enquanto isso, a introdução de um gene de determinados vírus que causam doenças nas plantas é usada para aumentar a resistência.

Entre os principais transgênicos cultivados no Brasil estão a soja e o milho, usados como ração para aves, gado e suínos, na produção de cerveja e também nos alimentos ultraprocessados, como salsicha, biscoitos, bolos, salgadinhos, etc.

Exemplos de alimentos transgênicos no Brasil e no mundo

Para que o produtor possa plantar alimentos transgênicos no país, é necessário obter aprovação da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), que é um órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O grupo é formado por pesquisadores e cientistas que avaliam e analisam cada produto que se enquadra na categoria de geneticamente modificado, e, assim, considerando todos os prós e contras, vetam ou liberam o alimento para plantio e/ou comercialização. Vale mencionar que o Brasil é o segundo maior produtor de transgênicos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

No Brasil, os alimentos transgênicos aprovados para cultivo são:

  • Soja
  • Milho
  • Algodão
  • Cana-de-açúcar

Já no mundo todo, diversos alimentos trangênicos já receberam aprovação. São eles:

  • Batata
  • Abóbora
  • Alfafa
  • Berinjela
  • Beterraba
  • Mamão papaia
  • Canola
  • Milho
  • Soja
  • Algodão

Alimentos transgênicos fazem mal?

Alimentos transgênicos despertam a preocupação de especialistas, como o milho transgênico (Imagem: stevanovicigor/envato)

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, os alimentos transgênicos têm riscos potenciais, como o aumento das alergias, por causa das novas substâncias. Acontece que, se o gene de uma espécie que provoca alergia for usado para criar um produto transgênico, esse novo produto também pode causar alergias, porque há uma transferência das características daquela espécie.

Outra preocupação destacada é o aumento de resistência aos antibióticos. Para se certificar de que a modificação genética “deu certo”, os cientistas inserem genes de bactérias resistentes a antibióticos. Isso pode provocar o aumento da resistência a antibióticos nos seres humanos que ingerem esses alimentos, o que reduz ou até ou anula a eficácia de remédios à base de antibióticos.

Para se ter uma noção, essa preocupação é tamanha que a uma pesquisa chegou a apontar que a resistência antimicrobiana é a principal causa de morte por doenças no mundo.

Vale ressaltar que algumas plantas e micróbios possuem substâncias tóxicas para se defender, e se o gene de um desses organismos for inserido em um alimento, é possível que o nível dessas toxinas aumente muito, causando mal às pessoas.

O que alimentos transgênicos representam ao meio ambiente?

Os especialistas alertam que os alimentos transgênicos podem ser responsáveis por diversos perigos ao meio ambiente. Um dos problemas é que a inserção de genes de resistência a agrotóxicos em certos produtos faz com que as pragas e as ervas-daninhas desenvolvam a mesma resistência.

Essa resistência de pragas e ervas-daninha pode resultar em desequilíbrios nos ecossistemas. Um alerta que a comunidade científica tem a respeito dos alimentos transgênicos é o nível de prejuízos desencadeados pela poluição genética e pela perda de biodiversidade.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte canaltech
você pode gostar também
×