Cientistas acreditam que vacina spray pode controlar a transmissão da Covid-19

Tempo estimado para leitura: 2 minuto(s)


Pesquisadores da Universidade do Alabama em Birmingham (UAB), nos Estados Unidos, apontaram resultados satisfatórios sobre a transmissão do SARS-CoV-2 na vacina em spray de dose única criada pela biofarmacêutica Altimmune Inc.

Segundo os novos dados, uma única dose da vacina, chamada de AdCOVID, apresentou uma imunidade esterilizante nos pulmões de animais vacinados. Porém, os animais não vacinados apresentaram uma infecção pulmonar densa após serem infectados com o vírus que causa a Covid-19.

Em testes, vacina spray controla a transmissão da Covid-19. Imagem: Shutterstock

Scot Roberts, diretor científico da Altimmune, afirmou que na fase atual da pesquisa foram encontradas grandes cargas de SARS-CoV-2 nos pulmões de camundongos que não receberam a vacina. “É importante ressaltar que nenhum vírus infeccioso pode ser detectado nos pulmões de animais vacinados com AdCOVID”, apontou Roberts.

O diretor científico da biofarmacêutica disse que a vacina em spray pode fornecer imunidade esterilizante que neutraliza o vírus infeccioso, o que pode ser a melhor forma de bloquear a transmissão viral. “Bloquear a transmissão é fundamental para prevenir a propagação do vírus e prevenir o surgimento de novas variantes preocupantes, ambas com potencial para prolongar a pandemia”, completou.

Fran Lund, principal pesquisador da UAB, falou sobre a importância da vacinação para conter a propagação da Covid-19 e controlar a pandemia. O cientista afirmou que a AdCOVID pode ser uma nova maneira de abordagem no combate da doença, já que é aplicada via spray em uma única dose, além de ser termoestável e prevenir a transmissão do vírus.

A vacina em spray da Altimmune está em fase de ensaio clínico de Fase 1 para testar a segurança e imunogenicidade em pessoas. A biofarmacêutica acredita que os requisitos de manuseio simples e a possibilidade de bloquear a transmissão da Covid-19 irão gerar uma adesão global, visando o controle da disseminação futura do vírus.

Via: Medical Xpress

Fonte olhardigital
você pode gostar também