Colesterol é um fator de risco e seu controle é importante, diz Kalil

Nesta segunda-feira (8), é comemorado o dia do combate e prevenção contra o colesterol

Tempo estimado para leitura: 1 minuto(s)


Em entrevista à CNN, neste domingo (7), o cardiologista e presidente do Incor, Roberto Kalil, alertou sobre os riscos do colesterol alto e os cuidados para sua prevenção. Nesta segunda-feira (8), é comemorado o dia de combate e prevenção contra o colesterol.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Segundo o especialista, o colesterol é um fator de risco isolado e seu controle é importante. “Ele [o colesterol alto] agride as artérias, aumentando muito, as chances de um infarto ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, disse.

Kalil lembra também da importância do exame sanguíneo para identificar o índice de colesterol, já que ele não apresenta sintomas aos indivíduos.

“O colesterol alto não causa sintomas. Claro que as consequências do colesterol, como, por exemplo, o infarto, causa sintomas… Colesterol alto você não vai sentir absolutamente nada”.

Sobre a prevenção, o cardiologista salientou a importância da dieta e dos exercícios físicos. Mas lembrou que, para casos específicos, existe o uso de medicamentos para auxiliar no combate.

“A dieta é importante para o controle do colesterol, o exercício físico… essas duas medidas já ajudam bastante no controle dos níveis. Evidentemente, se você toma essas medidas com cautela e após alguns meses, seis meses, por exemplo, e você não tem resultado, aí sim, com orientação médica, pode utilizar algumas medicações”.

Veja mais no vídeo acima. 

Fonte cnnbrasil
você pode gostar também
×