Wanderlei escolhe deputado no 6º mandato para ser líder do governo na Assembleia Legislativa

Ao líder cabe apresentar as propostas do Governo e defendê-las junto aos deputados.

O novo líder do Governo na Assembleia Legislativa é o deputado Eduardo do Dertins (Cidadania). O ofício de autoria do governador Wanderlei Barbosa Castro (Republicanos) foi lido na sessão matutina desta terça-feira, dia 21.

Segundo o governador, a escolha do parlamentar irá contribuir para o fortalecimento do processo de interação e articulação política entre os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.

A missão do novo líder está relacionada ao encaminhamento dos assuntos, que, a partir dos debates na Casa de Leis, determinarão o futuro do povo tocantinense, diz o documento.

Regimento Interno

Ao líder do Governo cabe a missão de promover uma interlocução entre os Poderes Executivo e Legislativo, bem como de apresentar as propostas do Governo do Estado e defendê-las junto aos deputados estaduais, com a finalidade de assegurar a aprovação de matérias que estejam em conformidade com os objetivos pretendidos.

Também é concedido ao líder do Governo o direito de usar da palavra em qualquer momento da sessão plenária para fazer comunicação urgente ou responder críticas dirigidas à política que defende, exceto durante a Ordem do Dia e quando houver orador na tribuna.

BIOGRAFIA

Engenheiro civil, Eduardo Bonagura (Cidadania), mais conhecido como Eduardo do Dertins, é natural de Cravinhos (SP) e está em seu sexto mandato consecutivo como deputado estadual – 2002, 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022. Em 1995, mudou-se para Gurupi, onde foi chefe da regional do Departamento de Estradas e Rodagens do Tocantins (Dertins).

Logo depois, assumiu a regional do órgão em Dianópolis. Em 2010, foi nomeado secretário da Habitação do Estado. Destacam-se em sua atuação parlamentar as áreas de Educação, Cultura, Agropecuária e Saúde Pública. É casado com Leila Maria da Rocha Siriano Bonagura, e pai de Gustavo e de Caroline.

Banner825x120 Rodapé Matérias
você pode gostar também
×