Três deputados do TO votaram em destaque que tentou impedir que bancos possam tomar casa de devedores; 5 se ausentaram

Apenas três deputados federais do Tocantins participaram da votação do destaque do Psol que queria tirar do Projeto de Lei (PL) nº 4.188/2021 a permissão para que bancos e instituições financeiras possam penhorar imóveis únicos de famílias para quitar dívidas. O destaque foi derrotado e o projeto aprovado na quarta-feira, 1º, pela Câmara dos Deputados.

Contra e a favor

Dos três deputados tocantinenses, Célio Moura (PT) e Tiago Dimas (Podemos) votaram favorável ao destaque que impedia a penhora e Dulce Miranda (MDB) votou contra.

Não votaram

Os outros cinco parlamentares tocantinenses não participaram da votação: Carlos Gaguim (UB), Eli Borges (PL), Osires Damaso (PSC), Dorinha Seabra Rezende (UB) e Vicentinho Júnior (PP).

Segue para o Senado

O marco legal das garantias de empréstimos (PL 4188/21) agora seguirá para o Senado. De autoria do Poder Executivo, o projeto foi aprovado na forma do substitutivo do relator, deputado João Maia (PL-RN). Confira alguns pontos do texto:

– permite a exploração de um serviço de gestão especializada de garantias;
– aumenta situações de penhora do único imóvel da família;
– concede isenção de imposto sobre aplicações de estrangeiros em títulos privados;
– agiliza a retomada de veículos comprados por leasing em razão de dívida.

Penhora em qualquer situação

Quanto ao único imóvel da família, o texto aprovado muda a lei sobre a impenhorabilidade de imóvel (Lei 8.009/90) para permitir essa penhora em qualquer situação na qual o imóvel foi dado como garantia real, independentemente da obrigação garantida ou da destinação dos recursos obtidos, mesmo quando a dívida for de terceiro (um pai garantindo uma dívida do filho com o único imóvel que possui).

Atualmente, família não perde imóvel

Atualmente, a lei diz que a família não pode perder esse único imóvel por dívidas, exceto em alguns casos, como na hipoteca, quando ele é oferecido como garantia real. Nesse tópico, o relator acrescentou dispositivo para excluir da nova regra os imóveis rurais oferecidos como garantia real de operações rurais. (Com informações da Agência Câmara de Notícias)

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte clebertoledo
você pode gostar também
×