Senado elege nova composição do Conselho de Ética, que estava há 4 anos sem funcionar

Na legislatura passada, colegiado não votou nenhum processo. Conselho é responsável, por exemplo, por receber e analisar denúncias contra senadores.

Senado elegeu nesta terça-feira (21) os parlamentares que irão compor o Conselho de Ética da Casa pelos próximos dois anos (veja os membros ao final da reportagem). O colegiado estava há quatro anos sem funcionar.

  • Criado em 1993, o conselho é responsável, por exemplo, por receber e analisar representações e denúncias contra senadores. O órgão tem o poder de recomendar ao plenário do Senado a cassação do mandato de um parlamentar.
  • O membro mais velho do colegiado é responsável por convocar reunião para a instalação do conselho e escolha do presidente e vice-presidente. Ainda não há data para isso.
  • O conselho é composto por 15 integrantes titulares e mais 15 suplentes. Os senadores têm mandato de dois anos e a composição do colegiado segue, se possível, a proporcionalidade partidária da Casa.

 

O Conselho de Ética da Casa, no entanto, não funciona desde setembro de 2019. Na legislatura passada, o colegiado não votou nenhum processo e se reuniu apenas uma vez, ocasião em que foram eleitos o presidente, Jayme Campos (União-MT), e o vice, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Depois disso, nenhuma decisão foi tomada sob o argumento de que o conselho não poderia funcionar durante a pandemia, mesmo após a Casa ter retomado os trabalhos presenciais, no plenário e nas comissões permanentes.

Nos últimos dias, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, cobrou os líderes dos blocos a realizar as indicações. O regimento interno da Casa prevê que a Mesa do Senado deve eleger os membros até o fim de março.

Nova composição

 

Confira abaixo a composição por bloco dos novos integrantes do Conselho de Ética:

MDB, União Brasil, Podemos, PDT, PSDB e Rede

 

Titulares:

 

Suplentes:

 

PSD, PT e PSB

 

Titulares:

 

Suplentes:

 

PL e NOVO

 

Titulares:

 

Suplentes:

O bloco ainda precisa indicar os suplentes.

PP e Republicanos

 

Titulares:

 

Suplentes:

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte globo
você pode gostar também
×