Por mais força, deputados focam em um único pedido de CPI para investigar MST

Três parlamentares já apresentaram pedido para abertura de comissão parlamentar de inquérito com essa temática

Para obterem mais força no pleito, deputados federais decidiram se focar em um único requerimento de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para que ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) sejam investigadas.

Três deputados apresentaram pedidos de CPI do MST: Ricardo Salles (PL-SP), Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e tenente coronel Zucco (Republicanos-RS). Mas, a avaliação é que as assinaturas estavam sendo divididas entre os requerimentos. Por isso, decidiram se focar em um só texto, o de Zucco.

Segundo Zucco, seu pedido conta hoje com 150 assinaturas em apoio –o mínimo necessário são 171. A previsão é atingir um número confortável, ou seja, com boa margem além do mínimo, ainda essa semana.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), anunciou que ajudará na coleta de assinaturas. A FPA agrega pelo menos 302 deputados desta legislatura, afirmou.

Em sua avaliação, as invasões do MST são uma questão política, e não agrária.

Ex-ministra da Agricultura de Jair Bolsonaro (PL) e um dos principais nomes da agropecuária no Congresso, a senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou que “ninguém aqui é contra reforma agrária, nós somos contra invasão de terra”.

A intenção dos parlamentares é que se investigue o que motivou ações recentes do MST, eventuais financiadores e o destino de objetos roubados.

O ex-ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro, Ricardo Salles, disse ser preciso averiguar o “modus operandi” de invasões de terras, porque há “extorsão de proprietários, ameaça, utilização de arma ilegal e uma série de outros crimes que permeiam essas atividades, que tentam se revestir de movimento social”.

Ele também citou a investigação de suposta “omissão de autoridades”.

Deputados disseram que, além da invasão de áreas privadas produtivas, em ações do MST há ainda “destruição de material genético, saque de tratores e máquinas, de gado, de óleo diesel”.

Banner825x120 Rodapé Matérias
você pode gostar também
×