Por determinação da Justiça, Zé Augusto retorna à Prefeitura de Peixe nesta terça, 1º

A decisão é da desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 31 de agosto.

Na decisão da desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, divulgada na tarde desta segunda-feira, 31 de agosto, em juízo de retratação, a magistrada reconheceu a ilegalidade e arbitrariedade do afastamento do prefeito de Peixe, José Augusto Bezerra Lopes, ocorrido no dia 05 deste mês, e autoriza o retorno imediato ao cargo.

Em trecho da decisão, a desembargadora explica que “as medidas cautelares não têm, e nem podem ter, caráter de antecipação de pena, em prestígio da presunção da inocência protegida pela Constituição” e também que “as medidas cautelares necessárias à investigação das infrações penais imputadas aos investigados, quanto ao seu cumprimento, lograram, portanto, bom êxito. Sem demonstração de que estão, no momento, valendo-se dos cargos para delinquir ou impedir a atividade persecutória criminal estatal, deve preponderar, além da presunção de inocência, a vontade popular que os elegeu prefeitos das municipalidades.”

Cardoso também demonstrou preocupação com o andamento das ações contra a pandemia da Covid-19. “Não se pode esquecer, ainda, que a pandemia de coronavírus, que sabidamente assola todo o país, inclusive os municípios alcançados pela decisão ora sob juízo de retratação, exige a permanência dos gestores, legitimamente eleitos, nos cargos, também em resguardo da ordem pública, nesta incluída a saúde pública, bem de igual valor.”

Zé Augusto recebeu a decisão com muita tranquilidade e retorna nesta terça-feira, 01 de setembro, ao trabalho na Prefeitura de Peixe. “Desde o início encaramos a situação com muita serenidade. Tenho certeza da inexistência de atos de improbidade dessa natureza no Executivo de Peixe durante a nossa gestão e agora é esquecer os problemas, as calúnias, difamações e perseguições que sofremos nesses 26 dias de afastamento e, sobretudo retomar o trabalho. Temos oito obras paradas em Peixe, todo o trabalho de combate à Covid-19 foi abandonado pela gestão interina e a única preocupação nesse momento é arregaçar as mangas e retomar o trabalho, porque temos muito compromisso ainda para cumprir com a população de Peixe”, afirmou.

A decisão também abrange o prefeito até então afastado de Cristalândia, Cleiton Cantuário Brito.

 

Entenda 

 

No mês de agosto de 2020, em dois ofícios judiciais, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou o afastamento da função pública dos prefeitos dos municípios de Cristalândia do Tocantins, Cleiton Cantuário Batatinha (PSB), e de Peixe, José Augusto Bezerra Lopes (DEM),  por serem suspeitos de receber propina de uma empresa que presta serviços de transporte escolar nos municípios desde 2017.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte t1noticias
você pode gostar também
×