POLÍTICA Senadores defendem igualdade salarial e combate à violência; Dorinha diz que participação política feminina deve ser incentivada

Os senadores aproveitaram a sessão de entrega do Prêmio Bertha Lutz, nesta quarta-feira,8, para abordar a condição atual da mulher na sociedade brasileira. A premiação aconteceu justamente quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.

A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) foi um dos destaques da sessão. Ela fez parte da mesa que conduziu a solenidade e fez questão de lembrar a importância que a mulher tem na sociedade.

A parlamentar também lembrou que ela foi a responsável pela indicação de Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), para receber o Prêmio Bertha Lutz. Dorinha elogiou a atuação da ministra na busca por mais igualdade entre homens e mulheres no processo eleitoral. E observou que, a despeito da persistência da sub-representação feminina, os anos de 2020 e 2022 foram marcados pela eleição de mais mulheres em diversos pleitos. ” Todo o processo de crescimento político da nossa presença câmaras municipais, assembleias estaduais, na Câmara Federal e no Senado deve muito à coragem da ministra Rosa Weber de retirar a limitação que nós tínhamos da cota, simplesmente pela cota de candidatura, mas pelo espaço e principalmente pelos recursos destinados às candidaturas femininas. No período da ministra, nós, da bancada feminina, conseguimos também pedir a criação de uma comissão no TSE  [Tribunal Superior Eleitoral] que analisasse a prestação de conta dos partidos, com foco na participação das mulheres. Estamos numa luta permanente para que os partidos políticos tenham nas suas Executivas a presença das mulheres”, disse ela.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte portalstylo
você pode gostar também
×