Pesquisa: Lula está na frente em uma região, Bolsonaro em duas, e há empate em duas

Na reta final da eleição, ainda há empate empate técnico no Sudeste e Norte, mostra EXAME/IDEIA. Veja onde os candidatos têm vantagem

A três dias do primeiro turno das eleições, duas regiões do Brasil seguem com votação indefinida para presidente, enquanto nas demais a preferência já está consolidada para o presidente Jair Bolsonaro (PL) ou o ex-presidente Lula (PT). Os resultados são de nova rodada da pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, divulgada nesta quinta-feira, 29.

O presidente Jair Bolsonaro lidera nas intenções de voto em duas regiões, Sul e Centro-Oeste. Já o ex-presidente Lula lidera na região Nordeste. As duas regiões indefinidas são Sudeste e Norte, em que há empate técnico, mas com leve vantagem para Lula (veja os detalhes no mapa abaixo).

– (Arte/Exame)

“Ao ver o mapa das intenções de voto nas regiões, é curioso notar que ele é bem similar ao de 2018, com Bolsonaro em vantagem no Sul e no Centro-Oeste, e o PT na frente no Nordeste. A diferença é justamente no Sudeste, que vai definir a eleição”, disse Maurício Moura, fundador do IDEIA.

“Há quatro anos, o presidente venceu em Minas Gerais e em São Paulo. Agora, tudo mostra que Lula deve sair vitorioso nesses dois estados”, diz Moura. 

A liderança de Lula no Sudeste está dentro da margem de erro, que é de seis pontos percentuais para os estratos (como as regiões específicas) e de três pontos percentuais para a pesquisa nacional. Na nacional, que inclui amostra calculada para todo Brasil, Lula tem 47% das intenções de voto e Bolsonaro, 37% (veja aqui).

Para a pesquisa, foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 23 e 28 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09782/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Veja aqui o relatório completo.

Briga pelo Sudeste

As campanhas têm empregado foco especial nos votos “viráveis” no Sudeste, sobretudo grupos como a classe C e mulheres, que estão mais indefinidos.

O Sudeste responde sozinho por 66,7 milhões de eleitores, quase 43% do total, segundo as projeções do Tribunal Superior Eleitoral. Na região, Lula perdia para Bolsonaro na última pesquisa, em agosto, mas avançou 12 pontos em um mês na sondagem EXAME/IDEIA (veja aqui).

– (Arte/Exame)

O Sudeste é visto como crucial para os dois candidatos líderes nas pesquisas em 2 de outubro. O ex-presidente Lula precisará consolidar a vantagem no Sudeste para virar os últimos votos enquanto tenta liquidar a fatura ainda no primeiro turno. Já Bolsonaro tenta evitar o crescimento do rival e garantir a ida ao segundo turno. Com uma margem tão apertada, a abstenção, que no Sudeste é acima da média nacional, também pode impactar nos resultados do primeiro turno.

Na pesquisa EXAME/IDEIA nacional, Lula tem 49% dos votos válidos, quando são excluídos brancos e nulos (para vencer no primeiro turno, é necessário maioria simples, isto é, 50% dos votos válidos mais um voto).

– (Arte/Exame)

Segundo turno

Na sondagem de segundo turno, em um cenário com Lula e Bolsonaro, a vantagem de Lula se amplia no Norte, mas a situação segue indefinida no Sudeste.

Perguntados em quem votariam em um cenário com Lula e Bolsonaro, as intenções de voto por região foram:

Norte

  • Bolsonaro: 41%
  • Lula: 50%
  • Ninguém/não sabe: 9%

Centro-Oeste

  • Bolsonaro: 46%
  • Lula: 40%
  • Ninguém/não sabe: 14%

Nordeste

  • Bolsonaro: 26%
  • Lula: 68%
  • Ninguém/não sabe: 6%

Sul

  • Bolsonaro: 50%
  • Lula: 42%
  • Ninguém/não sabe: 9%

Sudeste

  • Bolsonaro: 46%
  • Lula: 47%
  • Ninguém/não sabe: 6%.
Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte exame
você pode gostar também
×