‘Não existe politicamente correto’, diz Bolsonaro sobre animais de rodeio

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) defendeu, neste sábado (17), a realização de vaquejadas. Durante a 64ª Festa do Peão de Barretos, em São Paulo, ele disse que para ele não existe o “politicamente correto”, mas aproveitou para assinar um decreto que trata de protocolos sobre bem-estar de animais utilizados nos rodeios.

“Muitos criticam as festas de peão e as vaquejadas. Quero dizer, com muito orgulho, que estou com vocês. Para nós, não existe o politicamente correto. Faremos o que tem que ser feito”, declarou, acrescentando que não assumiu o cargo para “demarcar terras indígenas ou de quilombolas”, e que seu objetivo é “casar” meio ambiente com desenvolvimento.

Segundo o decreto, compete ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como instância central e superior do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, avaliar os protocolos de bem-estar animal elaborados por entidades promotoras de rodeios. Ainda segundo o decreto, a pasta poderá, a qualquer tempo, requerer parecer de especialistas para subsidiá-lo na avaliação dos protocolos de bem-estar animal.

Além disso, diz a norma, ato do ministro de Estado da Agricultura atestará o reconhecimento desses protocolos e caberá aos órgãos de sanidade agropecuária estaduais e distrital verificar o cumprimento dos protocolos reconhecidos pelo Ministério da Agricultura.

O decreto presidencial deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias, de acordo com informações da assessoria do Palácio do Planalto.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte jovempan
você pode gostar também
×