Lula parabeniza eleições argentinas e deseja êxito ao novo governo sem citar nome de eleito Milei

-- Publicidade --

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou neste domingo o processo eleitoral argentino, que elegeu o libertário Javier Milei como novo presidente, e sem citar o nome do vencedor do pleito desejou “boa sorte e êxito ao novo governo”.

“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo”, escreveu Lula em rede social.

“A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos.”

Milei tem questionado a relação da Argentina com o Brasil, chamando Lula de “comunista”, e já criticou o Mercosul.

 

Em entrevista à Reuters em outubro, o ministro da Fazenda de Lula, Fernando Haddad, admitiu que a possível vitória de Milei preocupava o governo brasileiro, que não escondia a simpatia pelo nome do candidato peronista e atual ministro da Economia do país, Sergio Massa. Milei, por outro lado, teve o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ultraliberal argentino se consagrou presidente neste domingo ao vencer no segundo turno Massa, que reconheceu a derrota antes mesmo da divulgação oficial dos resultados da apuração.

 

(Edição de Alexandre Caverni)

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte investing
você pode gostar também