Lula diz que todos militares que participaram de ataques golpistas serão punidos: ‘Não importa a patente’

Presidente da República concedeu entrevista exclusiva a Natuza Nery, da GloboNews. Presidente também disse que é necessário 'não politizar' as Forças Armadas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (18) que todos os militares que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, serão punidos.

A declaração foi dada em entrevista exclusiva à jornalista Natuza Nery, da GloboNews.

“Todos que participaram do ato golpista serão punidos. Todos. Não importa a patente, não importa a força que ele participe”, disse o presidente.

 

Lula foi questionado sobre se está disposto a abrir um novo capítulo na relação com os militares, apesar dos ataques terroristas e dos acampamentos que ficaram em frente a quartéis-generais do Exército.

“Todos que a gente descobrir que participaram dos atos serão punidos. Terão que ser afastados das suas funções e vão responder perante a lei”, declarou Lula.

‘Não politizar’

 

Lula também disse que é preciso “não politizar as Forças Armadas”.

“O soldado, o coronel, o sargento, o tenente, o general, ele tem direito de voto, ele tem direito de escolher quem ele quiser para votar. Agora, como ele é um cargo de carreira, ele defende o estado brasileiro. Ele não é Exército do Lula, ele não é do Bolsonaro, não foi do Collor, não foi do Fernando Henrique Cardoso”, afirmou o presidente.

O presidente acrescentou que as instituições não precisam ter partido nem candidato.

“A Suprema Corte não é do Lula. Sabe? Essas instituições que dão garantia a esse país não precisam ter partido e não precisam ter candidato, eles têm que defender o estado brasileiro e defender a Constituição. E eu quero conversar com eles abertamente. Sabe? Porque, da mesma forma que eu escolhi eles, quando eu escolhi, teve critério para escolher”, completou Lula.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte globo
você pode gostar também
×