Lewandowski nega liminar de Paula Belmonte, e Izalci segue candidato ao Governo do DF

Decisão do ministro do STF foi divulgada na noite desta segunda-feira (15); com isso, a situação da deputada federal fica indefinida

ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou nesta segunda-feira (15) o pedido da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) contra a indicação do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) como candidato a governador do Distrito Federal. Com a decisão do magistrado, a situação da parlamentar na corrida eleitoral deste ano fica indefinida.

Belmonte, a princípio, não está inclusa na chapa da Federação PSDB-Cidadania, pois o prazo para o registro de candidaturas junto ao TSE terminou nesta segunda-feira (15). Para Lewandowski, não há ilegalidade na indicação de Izalci como candidato pelo colegiado nacional da federação.

“Segundo alegam os impetrantes, a definição do nome de Izalci Lucas […] teria sido imposta pelo Colegiado Nacional da Federação de forma arbitrária, com a violação de […] princípios constitucionais. No exame [..], todavia, não vislumbro a ocorrência de ilegalidade manifesta ou de ofensa visível a direito líquido e certo”, afirmou o ministro, na decisão.

A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) briga para assumir a vaga de Izalci como candidato ao governo local. Izalci afirmou que a decisão de Lewandowski — que assumirá a vice-presidência do Tribunal Superior Eleitoral nesta terça-feira (16) — mostra que a federação “seguiu todas as normas da legislação eleitoral“. “Tivemos o reconhecimento e o aval da maior corte eleitoral do país”, disse o candidato ao Palácio do Buriti.

R7 procurou a assessoria de Paula Belmonte, mas não recebeu retorno até a última atualização desta publicação. O espaço segue aberto para a manifestação.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte r7
você pode gostar também
×