Juristas leem manifesto em Brasília a favor da candidatura de Lula: ‘Somos pela democracia’

Manifesto contou com assinatura de personalidades do mundo jurídico, como o ministro aposentado do STF Ayres Britto e ex-presidentes da OAB. Senadora Simone Tebet e Geraldo Alckmin, vice na chapa de Lula, também assinaram e enviaram vídeos.

Juristas, estudantes de Direito e políticos leram nesta quinta-feira (20), em Brasília, um manifesto de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência da República. Segundo os assinantes do manifesto, a opção por Lula é uma defesa da democracia.

Lula disputa o segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação está marcada para o próximo dia 30.

Entre os juristas que assinaram o manifesto estão o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto, os ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) César Britto e Felipe Santa Cruz, e o ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles.

Também assinaram o candidato a vice na chapa de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), e a terceira colocada no primeiro turno para presidente, Simone Tebet (MDB). Alckmin e Tebet gravaram vídeos para o evento.

“Nós, juristas, profissionais e estudantes do Direito, declaramos que, no dia 30 de outubro, vamos votar em Lula e Alckmin e para eles pedimos seu voto. A alternativa, representada pelo atual presidente, é o fim da Democracia e dos direitos políticos. Basta de ódio e de ataques à liberdade religiosa, chega de fome, de destruição do meio ambiente, de desintegração dos direitos econômicos e sociais de nossa população”, diz um trecho do manifesto.

O texto ainda afirma que não é aceitável manter o país sobre constantes ameaças de dissolução dos poderes, com “tentativas de intimidação e controle do STF”.

“Recusamos a mentira, as ameaças, a violência. Somos pela democracia, pela justiça e pela vida. Votar em Lula, neste momento, é defender o Estado Democrático de Direito!”, concluem os juristas.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte globo
você pode gostar também
×