Indicação de Dorinha, Conif recebe prêmio Prêmio Nacional Darcy Ribeiro nesta terça

Após indicação da Deputada Federal Professora Dorinha (UB/TO), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação (Conif), que é formado por 41 instituições, 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – e atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência, recebe o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2022, terça-feira, 22 de novembro. A cerimônia acontece às 15 horas, no Salão Nobre, na Câmara dos Deputados.

“O Conif merece todo o nosso reconhecimento pelo trabalho de excelência prestado à Educação. Conheço de perto e sei do comprometimento em defesa da área e a luta constante pelas instituições federais na formação de pessoas para o ingresso no mercado de trabalho. Muito merecido! Parabéns!”, pontuou Dorinha. Anualmente, o prêmio é concedido pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora a três pessoas ou entidades que têm trabalhos ou ações de destaque na defesa e promoção da educação no País.

Quem foi Darcy Ribeiro?

Antropólogo, escritor e político, Darcy Ribeiro foi um dos principais intelectuais brasileiros, fundador da Universidade de Brasília (UnB). Nascido em Montes Claros (MG), em 1922, formou-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. Como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passou períodos com diversas tribos indígenas.

Foi ministro da Educação (1962-1963) e chefe da Casa Civil da Presidência da República (1963-1964). Como vice-governador do Rio de Janeiro (1983-1987), implantou os Centros Integrados de Ensino Público (Cieps). De 1991 até sua morte, em 1997, foi senador pelo Rio de Janeiro.

Banner825x120 Rodapé Matérias
você pode gostar também
×