Governador Wanderlei e Laurez Moreira destacam a importância histórica de Taquaruçu

Mudança está prevista em lei do município de Palmas, que é de autoria de Wanderlei Barbosa, quando foi vereador na Capital

Mesmo em viagem internacional, cumprindo agenda institucional, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, parabeniza o distrito de Taquaruçu por sediar mais uma edição do Capital por um dia, realizado nesta quinta-feira, 1° de junho. Pela manhã, o vice-governador Laurez Moreira prestigiou a solenidade e lembrou que a proposta de Taquaruçu sediar os poderes Legislativo e Executivo municipais por um dia é resultado de uma emenda proposta em 2006 pelo então vereador da Capital e atual governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. Assim, a mudança da Capital do Tocantins para o distrito de Taquaruçu está prevista em emenda à Lei Orgânica.

 

Sobre a data, o governador Wanderlei disse que carrega com ele uma imensa alegria de ter apresentado a emenda. Ele destacou a importância dessa iniciativa, afirmando que é reconhecimento da história e da luta de muitas pessoas que contribuíram na criação e na construção da capital.

 

Homenagem

Na realização da sessão ordinária da Câmara de Palmas, diretamente do distrito de Taquaruçu, fazendo parte da programação do Capital por um dia, o vereador Marilon Barbosa, irmão do governador Wanderlei Barbosa, recebeu as homenagens oferecidas a seu pai, Fenelon Barbosa, primeiro prefeito da Capital do Tocantins.

 

“Novamente, gostaria de dizer que me alegra muito ter contribuído com esse momento histórico da nossa Capital, desde a sua fundação até aqui, de ter ajudado o meu pai, Fenelon Barbosa, primeiro prefeito, na participação do que, hoje, nós presenciamos”, disse o governador.

 

Vice

Conforme Laurez Moreira, o dia 1° de junho já é histórico para a população tocantinense e Taquaruçu tem uma grande importância para o Estado. “É um prazer estar aqui, em uma data histórica para nós e de uma importância muito grande. Foi daqui que surgiu a grande capital, Palmas. Taquaruçu é o embrião que gera uma das mais belas capitais do país. Então, todos nós, tocantinenses, devemos muito à Taquaruçu, principalmente por ser a terra do nosso governador Wanderlei Barbosa”, afirmou durante o evento, ao lembrar que seu companheiro no Executivo Estadual é natural do distrito.

 

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, também classificou como histórico o evento, destacando a união entre poderes como solução para as demandas que aparecem. “É um gesto de nobreza imenso que nasce na história do nosso Estado. Esse encontro entre executivo e legislativo municipal, com o legislativo e executivo estadual, além do legislativo federal, reverbera de forma positiva, não só para Palmas, mas para todos os 139 municípios do Tocantins”, afirmou a gestora ao destacar a presença de deputados estaduais e do senado da República, Eduardo Gomes. “Andamos lado a lado, buscando levar o melhor para o povo tocantinense”, pontuou.

 

As ações da manhã se concentraram no Colégio Municipal Crispim Alencar, onde ocorreu a abertura da sessão legislativa que marca a transferência da Capital para Taquaruçu. Na ocasião, ocorreram apresentações culturais e artísticas, assinatura de Ordens de Serviço, entrega de títulos de regularização fundiária para proprietários de terras, entre outras ações do legislativo e executivo municipal. O evento segue durante a tarde desta quinta-feira.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte t1noticias
você pode gostar também
×