Gaguim e Vicentinho Júnior justificam voto contrário à PEC de adiamento das eleições para novembro

Dos oito deputados da Bancada Tocantinense na Câmara dos Deputados, apenas dois, Carlos Gaguim (DEM) e Vicentinho Júnior (PL), foram contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de adiamento das eleições municipais de outubro para novembro.

Gaguim, que chegou a anunciar que apresentaria uma PEC para que os atuais mandatos de prefeitos e vereadores fossem prorrogados até 2022, disse que votou contra a prorrogação das eleições ainda em 2020 porque é favorável à utilização do fundo eleitoral para o combate à pandemia de covid-19. “Minha preocupação maior era usar o dinheiro, principalmente das eleições, que se gasta muito com televisão, com TSE, até com a nossa eleição, para que se jogasse na saúde. Temos mais de 200 hospitais parados, mais de 1.500 postos de saúde parados precisando de recurso. A posição do Gaguim é liberar para 2022 a coincidência de mandato”, afirmou o deputado.

Já Vicentinho Júnior disse que, como pré-candidato à Prefeitura de Palmas, irá cumprir o que foi decidido, mas que era favorável à votação de protocolos para que as eleições acontecessem no mês de outubro. “Sempre fui contrário a esse debate raso. O que vai mudar de outubro para novembro? O controle da pandemia? A vacina para a covid-19? Eu queria ter votado ontem protocolos para a eleição porque não sou de fazer remendos. Por que não votamos protocolos como, em vez de se fazer um dia apenas de votação – com filas e escolas cheias – a eleição sendo realizada em três dias, com horários diferentes para públicos diferentes, diminuindo o risco de contaminação?”, questionou o parlamentar. “A realização das convenções em plataformas digitais, realização de reuniões nas quais seja de responsabilidade dos candidatos a questão da segurança e saúde dos participantes, também seriam protocolos viáveis”, completou.

A PEC de adiamento das eleições deve ser promulgada ainda na manhã desta quinta-feira, 2, na Câmara. O novo calendário eleitoral deixa somente para agosto a realização de convenções partidárias para definição de candidatos, o que, de acordo com o calendário regular, deveria acontecer já neste mês de julho. Com isso, o início da campanha eleitoral, com propaganda, terá início somente no final do mês de setembro. Confira mais detalhes do novo calendário eleitoral.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte conexaoto
você pode gostar também
×