Entorno de Lula vê arrefecimento na crise com militares

1º gesto deve ser a não interferência na escolha dos próximos generais de 4 estrelas, topo da carreira, na semana que vem

O congelamento da nomeação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para comandar um batalhão em Goiânia baixou a temperatura na crise do governo com os militares. Auxiliares próximos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disseram ao Poder360 que o clima está mais ameno.

Lula mudou o comandante do Exército no sábado (21.jan.2023). O escolhido foi Tomás Miguel Ribeiro Paiva, que efetuou a troca que o presidente desejava. A aproximação de Lula com os militares foi articulada pelo ministro da Defesa José Múcio Monteiro.

publicidade
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘div-gpt-ad-1646259283021-0’); });

 

 

 

O 1º gesto dessa aproximação deve vir na semana que vem. O Exército vai escolher uma nova leva de generais 4 estrelas, o topo da carreira. Eles irão compor o Alto Comando da Força. Até o momento, o governo não sugeriu nomes. Trata o assunto como interna corporis.

A única aresta ainda a ser aparada é a definição quanto à permanência do ministro Gonçalves Dias à frente do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). Lula tem dado mostras que não confia no general. Hoje, a balança pende para o seu afastamento, mas segundo o entorno do presidente ainda não há definições.

Gonçalves Dias ficou mais fraco depois das invasões aos prédios dos Três Poderes no 8 de Janeiro. Uma ala relevante do PT defende seu afastamento.

Foco: indústria de defesa

O embaixador indiano, Suresh Reddy, reuniu-se na 4ª (25.jan) com José Múcio (Defesa). Disse que quer investir no Brasil. O Poder360 mostrou que as brasileiras Taurus e CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos) fizeram joint ventures com empresas indianas em 2022. Sob Bolsonaro, o setor cresceu.

O embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, na embaida da Índia em Brasilia, após entrevista ao Poder360. Sérgio Lima/Poder360 08.ago.2022

“Foi uma reunião excelente e muito produtiva. Ambos os lados estão comprometidos em construir uma parceria muito forte, especialmente no campo da defesa“, disse o embaixador ao Poder360.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte poder360
você pode gostar também
×