Em Fortaleza, candidato da esquerda tem apoio de Maia, Tasso, Freixo e Ciro

BRASÍLIA — O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto (PDT), conseguiu uma ampla aliança no segundo turno pela prefeitura de Fortaleza (CE), que inclui nomes da centro-direita, do centro e da esquerda. Entre os que declararam apoio ao pedetista estão o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ), o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

Maia foi o último nome de peso a declarar apoio a Sarto, que enfrenta no segundo turno o deputado federal Capitão Wagner (Pros). O presidente da Câmara foi a Fortaleza na quinta-feira passada, onde discutiu com Ciro e com Camilo a sucessão da presidência da Câmara e cenários para a eleição de 2022.

Também na semana passada, o pedetista costurou o apoio de dois candidatos derrotados no primeiro turno e de seus respectivos partidos — Célio Studart (PV) e Samuel Braga (Patriota) —, além de receber o endosso do PCdoB, do UP, do Solidariedade, do PT e do Psol — esses dois últimos partidos não fazem parte da base do atual prefeito.

Sarto é o candidato dos irmãos Cid e Ciro Gomes e de Roberto Cláudio. O governador do estado, Camilo Santana (PT), por outro lado, só declarou apoio ao presidente da ALCE na segunda-feira passada — apesar de próximo dos irmãos Gomes, ele não participou ativamente da campanha no primeiro turno, já que o PT lançou a deputada federal Luizianne Lins (CE) na disputa.

Antes do segundo turno, Sarto já tinha o apoio de PP, PTB, PL, PSB, PSD, Cidadania, Rede, DEM e PSDB. A ampla aliança, no entanto, não inclui Luizianne, que ficou em terceiro lugar, com 17,8% dos votos, e o deputado estadual Heitor Férrer (SD-CE), que ficou em quarto lugar, com 5% dos votos. Eles não declararam apoio a ninguém no segundo turno.

Sarto tem como adversário Capitão Wagner, deputado federal mais votado do estado em 2018, que chegou ao segundo turno em 2016, mas perdeu para o atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT). O militar conta com o apoio do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) e do presidente Jair Bolsonaro, além dos partidos Republicanos, Podemos, PSC, PMB, PMB, PTC, DC e Avante.

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira coloca o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto (PDT), com uma larga vantagem em relação ao deputado federal Capitão Wagner (Pros), na disputa pela prefeitura de Fortaleza. Segundo o levantamento, Sarto tem 53% dos votos totais, e Wagner, 35%: uma diferença de 18 pontos percentuais. O Ibope indica ainda 9% de votos brancos e nulos e 4% de indecisos.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte yahoo
você pode gostar também
×