Duas mulheres disputam prefeitura de Araguanã, uma com apoio do prefeito que renunciou

A chapa que for eleita no domingo cumprirá um mandato-tampão até 31 de dezembro.

A eleição indireta para escolha do novo prefeito e vice-prefeito de Araguanã, norte do estado, ocorrerá neste domingo, dia 2 de agosto. A votação terá a participação apenas dos 9 vereadores do município.

Duas chapas encabeçadas por mulheres estão na disputa. De um lado, a vice-presidente da Câmara e prefeita interina, Irene Rodrigues (PSD), tendo como vice a também vereadora Maria de Lourdes (DEM).

O principal articulador pró-Irene é Fernando do Osmar, o prefeito que renunciou ao cargo no final de dezembro de 2017, antes mesmo de completar um ano de mandato e sem dar explicações convincentes ao eleitorado da cidade.

Do outro lado a chapa é encabeçada pela ex-primeira dama Raimunda Leite, esposa do ex-prefeito Alan Brasil, e o vice é o ex-vereador Cícero Alves, ambos do PSC.

ENTENDA

A eleição indireta foi convocada pela Câmara de Araguanã após o falecimento do prefeito Hernandes Neves de Brito, o Hernandes da Areia (DEM), vítima de Covid-19. Ele era vice de Fernando do Osmar, eleito em outubro de 2016.

Durante o afastamento de Hernandes para o tratamento de saúde, o então presidente da Câmara de Vereadores, Cícero Cruz de Araújo (PSD), assumiu como prefeito interino, mas morreu após sofrer um infarto fulminante na saída de um restaurante em Araguaína, no dia 26 de junho.

Diante dessa situação inédita no Tocantins, o comando do município ficou nas mãos da vereadora de primeiro mandato Irene Rodrigues Ramos Duarte (PSD).

A chapa que for eleita no domingo cumprirá um mandato-tampão até 31 de dezembro deste ano, mas pode disputar a reeleição em 15 de novembro.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte afnoticias
você pode gostar também
×