Doria rebate Lula após petista dizer que classe média ‘ostenta’ padrão de vida

Declaração foi feita por ex-presidente em evento na terça-feira, em São Paulo

pré-candidato à Presidência João Doria (PSDB) e críticos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacaram o ex-presidente após uma fala sobre a classe média latino-americana na noite de terça-feira (5).

A declaração ocorreu durante um evento em São Paulo, na Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT. Na ocasião, Lula disse que a classe média, na América Latina, ostenta um “padrão de vida acima do necessário” e que não existe “na Europa”.

“Lula é a cara do atraso! A cara do retrocesso. O Brasil precisa olhar pra frente. Criar oportunidades para os mais pobres se tornarem classe média. E não empobrecer a classe média por decreto. Pra Lula não faz diferença. Nunca trabalhou!”, escreveu Doria, no Twitter, em reação à declaração.

No Twitter, outros usuários criticaram a fala de Lula sobre a classe média brasileira.

Na terça, Lula iniciou a fala dizendo que o Brasil não é “um país pronto”. “O país está pronto para 10% da população. Nós temos uma classe média que ostenta um padrão de vida em que nenhum lugar no mundo a classe média ostenta. Nós temos uma classe média que ostenta um padrão de vida que não tem na Europa, que não tem em muito lugar. As pessoas são humildes. Aqui, na América Latina, a chamada classe média ostenta muito um padrão de vida acima do necessário”, afirmou o petista.

Lula lamentou não haver uma aula sobre “o que é necessário para sobreviver?”, que mostre qual o limite de bens materiais que pode contentar o ser humano.

“Eu quero uma casa. Eu quero casar. Eu quero ter um carro. Eu quero ter uma televisão. Não precisa ter uma em cada sala. Uma televisão já tá boa. Eu quero um computador. Eu quero um celular. Na medida que você não impõe limite, você faz com que as pessoas comprem um barco de US$ 400 milhões e compre um outro barco para pousar o seu helicóptero, sabe? O que faz uma pessoa com um barco de US$ 400 milhões? Nada”, disse.

Segundo ele, muitas pessoas no Brasil vivem em palafitas, em espaços de 10m² onde dormem, cozinham e fazem as necessidades fisiológicas. “Então, o Brasil é um processo de construção”, afirmou.

Eleições 2022

A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

(Publicado por Marcelo Tuvuca)

Banner825x120 Rodapé Matérias
você pode gostar também
×