Disputa acirrada nos últimos dias da eleição traz Cinthia com 26% e Vanda Monteiro com 21%

Pesquisa do Instituto VÓPE/Primeira Página mostra que a atual prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), continua liderando com 26% da preferência entre os eleitores. O segundo lugar na Capital passa a ser ocupado pela candidata Vanda Monteiro (PSL), que recebeu 21% das indicações.

Pesquisa do Instituto VÓPE/Primeira Página, que avaliou as intenções de voto para a Prefeitura de Palmas nas eleições de 2020, trouxe os resultados para a corrida eleitoral, com a liderança da atual prefeita da capital, Cinthia Ribeiro (PSDB), que somou 26% das intenções de voto entre os eleitores de Palmas.

Mas a disputa mostrou um acirramento nestes últimos dias de campanha, e o segundo lugar na Capital passa a ser ocupado pela candidata Vanda Monteiro (PSL), que recebeu 21% das intenções de voto.

A coleta de dados para a sexta rodada seguiu todos os protocolos de segurança para prevenção à pandemia do novo coronavírus, onde foram entrevistados 800 eleitores da Capital, entre os dias 07 a 09 de novembro de 2020.

O registro da pesquisa junto ao Tribunal Regional Eleitoral pode ser consultado com o número TO-08909/2020.

O terceiro colocado é Tiago Andrino (PSB), com 17% dos votos, seguido do deputado federal Eli Borges (Solidariedade), que contabilizou 13% da preferência dos eleitores. A avaliação segue com Barison (Republicanos), com 6%, Júnior Geo (PROS) com 4% e Marcelo Lelis (PV), que registrou 3% na avaliação do Instituto VÓPE.

O candidato Alan Barbiero (Podemos) recebeu 2%, enquanto Professor Bazzoli (PSOL), Vilela do PT (PT), Dr. Joaquim Rocha (PMB) e Max Dornellys (PTC) não pontuaram. Nesta sexta rodada, os eleitores que se declararam indecisos somam 4% e aqueles que pretendem votar branco ou anular o voto também foi de 4%.

Amostra

A amostra científica utilizada nesta rodada pelo Instituto VÓPE, com todas as variáveis exigidas, foi elaborada pelo estatístico responsável pelo Instituto VOPE, que dividiu a cidade em cinco regiões: Região Norte; Plano Diretor, Aurenys e Taquari; Taquaralto, Santa Bárbara e adjacências; e Taquaruçu e Buritirana.

Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos concorrentes à Prefeitura de Palmas podem estar 3 pontos acima ou 3 pontos abaixo dos números encontrados nesta pesquisa.

Atual prefeita segue liderando rejeição dos eleitores de Palmas

A sexta rodada de pesquisa do instituto VÓPE/Jornal Primeira Página também avaliou a rejeição dos eleitores quantos aos 12 candidatos para a Prefeitura de Palmas, onde responderam à pergunta em qual dos nomes eles não votariam de jeito nenhum.

Em primeiro lugar na rejeição, aparece a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), que registrou 24% das indicações, seguida pelo ex-deputado estadual, Marcelo Lelis (PV), apontado por 19% dos entrevistados. O vereador de Palmas, Tiago Andrino foi indicado por 15%. Em seguida, surge o deputado federal Eli Borges (SD) com 6%. Vilela do PT (PT) recebeu 5% e Júnior Geo (PROS) 4%.

A candidata Vanda Monteiro (PSL) registrou 3%, seguida de Barison (Republicanos) com 3% e Alan Barbiero (Podemos) também com 3%. Os candidatos Professor Bazzoli (PSOL) e Dr. Joaquim Rocha (PMB), Max Dornellys (PTC) tiveram, cada um, 1% de rejeição entre os eleitores.

Entre os eleitores que não rejeitam nenhum dos nomes estão 10% e aqueles que afirmaram que preferem votar branco ou anular o voto foi de 5%.

Metodologia

Pesquisa do Instituto VOPE/Jornal Primeira Página para apurar a intenção de votos para prefeito em Palmas, registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins sob o número TO-08909/2020. Foram aplicados 800 questionários entre os dias 07 a 09 de novembro de 2020. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de 3% para mais ou para menos.

O Estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892 2ª Região – 7ª Região. Pesquisa quantitativa realizada em 5 setores de Palmas, sendo: Setor 01 (Região das Arnos, Arnes e Santo Amaro); Setor 02 (Região do Plano Diretor); Setor 03 (Região das Aurenys e Taquari); Setor 04 (Região de Taquaralto, Santa Barbara, Bela Vista, Maria Rosa e adjacências) e Setor 05 (Região de Taquaruçu e Buritirana).

Adotando o máximo das recomendações das autoridades da saúde devido à pandemia do coronavírus, as entrevistas foram diretas com base em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, tendo por base a Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), onde há o princípio de equiprobabilidade no sorteio dos elementos que pertencem ao universo objeto da pesquisa, que compõem o Painel Amostral.

O número de entrevistas teve por parâmetro o quantitativo de eleitores aptos a votar no Município de Palmas, informados pelo TRE/TO, no mês de Junho de 2020, e ainda tem por base do último Censo do IBGE. Amostra selecionada com representatividade para abranger de forma fidedigna o total do eleitorado de Palmas. Distribuição dos questionários por setores geográfico e por cotas (sexo, faixa etária, grau de instrução e renda per capita).

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte primeirapagina
você pode gostar também
×