Depois de reunião com ministro de Minas e Energia, Lira descarta apagão

Presidente da Câmara afirma que racionamento é possível; momento, diz, é de gerenciar reservatórios

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse não acreditar na possibilidade de um apagão no país por causa da crise hídrica, mas afirmou que há chances de racionamento e economia de energia. Ele se reuniu na manhã desta 3ª feira (15.jun) com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

“Não se falou em apagão, mas racionamento, economia. […] Não acredito que vamos ter apagão não, pode ter energia mais cara por causa das térmicas a combustíveis, mas se mesmo assim houver conscientização dos setores que deixarem de consumir no horário de pico, ajuda”, disse o presidente da Câmara. Ainda segundo Lira, a reunião “não durou nem 10 minutos”.

O governo deve iniciar em julho um programa para incentivar o consumo de energia fora do horário de pico. A ideia é que sejam oferecidos incentivos aos consumidores, como desconto na conta de luz ou créditos futuros.

“O problema agora é de gerenciamento de reservatórios, de outras escolhas, de economia, de educação. Essas coisas você tem que conversar claramente, porque é melhor você ter um dano controlado do que um dano incontrolável, desorganizado”, disse Lira.

O presidente da Câmara afirmou também que o ministro falou sobre a medida provisória que o governo estuda para dar segurança jurídica, com respaldo do Supremo Tribunal Federal, a decisões que venham a ser tomadas para mitigar a crise hídrica, mas não deu detalhes sobre a proposta.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte poder360
você pode gostar também
×