Com concorrente cassado, Beto Richa se elege deputado federal

Candidato do PSDB pode não assumir se Jocelito Canto, do mesmo partido, reverter o indeferimento de sua candidatura no Paraná

Eleito deputado federal pelo Paraná no primeiro turno das eleições neste domingo (2), Beto Richa (PSDB) corre o risco de não assumir o cargo em 2023. O impasse é motivado pelo fato de o candidato ter garantido a vitória por causa do indeferimento da candidatura de Jocelito Canto, do mesmo partido, que tenta reverter a situação junto à Justiça Eleitoral.

Beto Richa obteve 64.868 votos no Paraná e foi eleito por média, alcançando a 28ª posição dentre os 30 candidatos que conseguiram uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo estado. Jocelito Canto conseguiu 74.348 votos, o que garantiria a 23ª posição no ranking dos deputados federais mais votados no Paraná.

Canto teve a candidatura barrada porque seu adversário Sandro Alex (PSD) — eleito com 168.157 votos, o quinto mais votado no estado — alegou que o candidato do PSDB e ex-prefeito de Ponta Grossa deveria estar inelegível por ter sido condenado por improbidade administrativa ao usar um policial militar cedido à Prefeitura de Ponta para sua segurança particular.

O recurso de Jocelito Canto corre no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e existe ainda a possibilidade de o candidato levar o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para reverter a situação.

Quocientes eleitoral e partidário

De acordo com o TSE, o sistema proporcional funciona por meio dos chamados quocientes eleitoral (QE) e partidário (QP).

“O quociente eleitoral é definido pela soma do número de votos válidos (votos de legenda e votos nominais, excluindo-se os brancos e os nulos), dividida pelo número de cadeiras em disputa. Apenas partidos isolados e coligações que atingem o quociente eleitoral têm direito a alguma vaga”, informa o TSE.

“A partir daí, analisa-se o quociente partidário, que é o resultado do número de votos válidos obtidos, pelo partido isolado ou pela coligação, dividido pelo quociente eleitoral. O saldo da conta corresponde ao número de cadeiras a serem ocupadas”, complementa a corte eleitoral.

 

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte r7
você pode gostar também
×