Ciro fala em retomar indústria pela “lei do menor esforço”

Pré-candidato diz que apostará em setores em que o país já investe, com apoio de compras governamentais

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disse nesta 3ª feira (8.mar.2022) que, se eleito presidente, vai retomar a indústria do país pelo caminho da “lei do menor esforço”. Segundo o pré-candidato, a proposta envolve explorar setores em que o Brasil já investe e com viabilidade tecnológica para o desenvolvimento. Deu as declarações em entrevista à TV Aparecida.

Ciro citou os complexos industriais da saúde, defesa, agronegócio e a área de petróleo e gás. “São setores onde o Brasil está gastando dinheiro, temos aptidão tecnológica e o mercado público, da compra governamental, já dá escala para a indústria existir”, afirmou.

O pedetista disse se tratar de um programa de substituição de importações, tocado em conjunto com o setor privado.

“Haverá um programa de industrialização no Brasil, e não precisa ser estatal”, declarou. “Vou organizar um consórcio de empresários, uma estrutura de renúncia fiscal transitória”.

O pré-candidato também criticou a política de preços da Petrobras, de equiparação dos preços dos derivados de petróleo no mercado interno à média praticada no mercado internacional.

Ciro afirmou que programas de transferência de renda são necessários para o Brasil como ferramentas temporárias. “O que coloca um país para frente é o trabalho decentemente remunerado”, declarou.

“Transferência de renda é um elemento que o neoliberalismo fez para tentar atenuar o caminho, anestesiar a contradição e manter a miséria e os pobres do mundo inteiro acomodados diante da farra do luxo e do privilégio de uma elite cada vez mais anti-nacional”.

O pedetista ainda criticou as gestões do PT. “Quem produziu essa explosiva taxa de desemprego do Brasil foi o PT, foi Lula e Dilma”.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte poder360
você pode gostar também
×